10 Benefícios do Extrato de Chá Verde

Publicado em 01/12/2019
10 Benefícios do Extrato de Chá Verde

O chá verde é um dos chás mais consumidos no mundo. O extrato de chá verde é a sua forma concentrada, com apenas uma cápsula contendo a mesma quantidade de ingredientes ativos que uma xícara média de chá verde. Assim como o chá verde, o extrato de chá verde é uma ótima fonte de antioxidantes. Já foi comprovado em diversos estudos que o extrato contém muitos benefícios à saúde, desde a melhora no sistema dos órgãos como coração, fígado e cérebro, redução de envelhecimento da pele e até na redução do risco de câncer. Além disso, muitos estudos analisaram a capacidade do extrato de chá verde para ajudar na perda de peso. De fato, muitos produtos para perda de peso o listam como um ingrediente-chave. Este artigo explora 10 benefícios científicos do extrato de chá verde.

1. Nível alto de antioxidantes

Os benefícios de saúde do extrato de chá verde devem-se principalmente ao seu alto teor de antioxidantes.

 

Os antioxidantes podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo, combatendo os danos celulares causados ??pelos radicais livres. Esse dano celular está associado ao envelhecimento e a várias doenças.

 

Os antioxidantes polifenóis chamados catequinas compreendem a maioria do conteúdo antioxidante do extrato de chá verde

 

Entre as catequinas do chá verde, o galato de epigalocatequina (EGCG) é o mais pesquisado e considerado como o que oferece mais benefícios à saúde.

 

Estudos demonstraram que o extrato de chá verde aumenta a capacidade antioxidante do corpo e protege contra o estresse oxidativo.

 

Por exemplo, em um estudo, 35 pessoas obesas tomaram 870 mg de extrato de chá verde por oito semanas. A capacidade antioxidante do sangue aumentou de 1,2 para 2,5 μmol / L, em média.

 

O extrato de chá verde é rico em antioxidantes chamados catequinas, que demonstraram aumentar a capacidade antioxidante e proteger contra o estresse oxidativo.

 

2. Melhora no sistema cardiovascular

O estresse oxidativo aumenta o acúmulo de gordura no sangue, o que promove inflamação nas artérias e leva à pressão alta.

 

Felizmente, os antioxidantes presentes no extrato de chá verde podem diminuir a inflamação e ajudar a reduzir a pressão sanguínea. Eles também podem inibir a absorção de gordura nas células, ajudando a reduzir os níveis de gordura no sangue.

 

Um estudo com 56 pessoas obesas com pressão alta começaram a tomar 379 mg de extrato de chá verde diariamente durante três meses. Eles mostraram uma diminuição significativa na pressão arterial, em comparação com o grupo que não fez o experimento..

 

Além disso, elas experimentaram reduções significativas nos níveis de gordura no sangue, incluindo triglicerídeos mais baixos e colesterol total, LDL.

 

Outro estudo realizado em 33 pessoas saudáveis ??descobriu que tomar 250 mg de extrato de chá verde diariamente por oito semanas reduzia o colesterol total em 3,9% e o colesterol LDL em 4,5%.

 

Como a pressão alta e os altos níveis de gordura no sangue são fatores de risco para doenças cardíacas, sua regulação pode promover a saúde do coração.

 

As catequinas do chá verde podem ajudar a reduzir a pressão sanguínea e melhorar os níveis de gordura no sangue, o que promove a saúde do coração.

 

3. Bom para o cérebro

 

Os antioxidantes presentes no extrato de chá verde, especialmente EGCG, demonstraram proteger as células cerebrais do estresse oxidativo.

 

Essa proteção pode ajudar a reduzir os danos cerebrais que podem levar ao declínio mental e doenças cerebrais como Parkinson, Alzheimer e demência.

 

Além disso, o extrato de chá verde pode diminuir a ação de metais pesados como ferro e cobre, os quais podem danificar as células do cérebro.

 

Também foi demonstrado que ajuda a memória, aprimorando a conexão entre diferentes partes do cérebro.

 

Um estudo teve 12 pessoas bebendo um suco contendo 27,5 gramas de extrato de chá verde. 

 

Então, enquanto os participantes trabalhavam nos testes de memória, imagens cerebrais foram obtidas para avaliar a função cerebral.

 

O grupo que tomou o extrato de chá verde mostrou um aumento na função cerebral e melhor desempenho das tarefas, em comparação com outro  grupo placebo.

 

Demonstrou-se que o extrato de chá verde tem um efeito positivo na saúde e na memória do cérebro e pode ajudar a proteger contra doenças cerebrais.

 

4. Pode ajudar na perda de peso

O extrato de chá verde é rico em catequinas e contém uma quantidade razoável de cafeína.

 

Curiosamente, parece que essa combinação de ingredientes é responsável por suas propriedades que colaboram para a perda de peso.

 

Foi demonstrado que as catequinas e a cafeína ajudam na perda de peso regulando os hormônios que podem melhorar a termogênese.

 

Termogênese é o processo pelo qual seu corpo queima calorias para digerir alimentos e produzir calor. Demonstrou-se que o chá verde impulsiona esse processo, tornando seu corpo mais eficaz na queima de calorias, o que pode levar à perda de peso.

 

Um estudo teve 14 pessoas que tomaram uma cápsula contendo uma mistura de cafeína, EGCG do chá verde e extrato de guaraná antes de cada refeição. Em seguida, examinou o efeito na queima de calorias.

 

Constatou-se que os participantes queimaram mais 179 calorias, em média, nas 24 horas seguintes.

 

Outro estudo mostrou que 10 homens saudáveis ??queimaram 4% mais calorias durante as 24 horas após consumir uma cápsula de extrato de chá verde contendo 50 mg de cafeína e 90 mg de EGCG.

 

Além disso, um estudo de 12 semanas em que 115 mulheres com sobrepeso ingeriram 856 mg de extrato de chá verde diariamente observou uma perda de peso de 1,1 kg entre as participantes

 

O extrato de chá verde pode ajudar na perda de peso, aumentando o número de calorias que seu corpo queima através da termogênese.

 

5. Pode beneficiar a função hepática

As catequinas no extrato de chá verde também podem ajudar a reduzir a inflamação causada por algumas doenças hepáticas, como a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).

 

Um estudo deu a 80 participantes com NAFLD 500 mg de extrato de chá verde diariamente por 90 dias (24Trusted Source).

 

O grupo extrato de chá verde apresentou reduções significativas nos níveis de enzimas hepáticas, o que é uma indicação de melhora da saúde hepática.

 

Da mesma forma, 17 pacientes com DHGNA tomaram 700 ml de chá verde, que continham pelo menos 1 grama de catequinas, diariamente por 12 semanas. Eles tiveram diminuições significativas no conteúdo de gordura hepática, inflamação e estresse oxidativo.

 

Curiosamente, é importante manter a dosagem recomendada para o extrato de chá verde, já que o excesso demonstrou ser prejudicial ao fígado.

 

O extrato de chá verde parece ajudar a melhorar a função hepática, diminuindo a inflamação e o estresse oxidativo.

 

6. Pode reduzir o risco de câncer

A manutenção dos tecidos e órgãos do seu corpo é caracterizada pela morte e crescimento celular. Células especializadas, conhecidas como células-tronco, produzem novas células para substituir as que morrem. Este processo mantém as células ativas e saudáveis.

 

No entanto, quando esse equilíbrio é interrompido, o câncer pode acontecer. 

 

É quando seu corpo começa a produzir células disfuncionais e as células não morrem quando deveriam.

 

Os antioxidantes do extrato de chá verde, especialmente o EGCG, parecem ter efeitos favoráveis no equilíbrio da produção e morte das células.

 

Um estudo explorou os efeitos de tomar 600 mg de catequinas de chá verde por dia durante um ano em pacientes com risco de desenvolver câncer de próstata.

 

Ele descobriu que a probabilidade de desenvolver câncer era de 3% no grupo do chá verde, em comparação com 30% no grupo que não tomou o extrato.

 

Foi demonstrado que o extrato de chá verde ajuda a manter a saúde das células. Pode até ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, embora sejam necessárias mais pesquisas.

7. Seus componentes podem ser bons para a pele

 

Seja tomado como um suplemento ou aplicado à pele, o extrato de chá verde demonstrou colaborar para a saúde da pele.

 

Uma grande revisão demonstrou que, quando aplicado à pele, o extrato de chá verde pode ajudar a tratar uma variedade de problemas de pele, como dermatite, rosácea e verrugas. Além disso, usando o extrato como suplemento, foi demonstrado que ajuda no combate ao envelhecimento da pele e na acne.

 

Por exemplo, um estudo mostrou que consumir 1.500 mg de extrato de chá verde diariamente por quatro semanas resultou em reduções significativas nos inchaços da pele causados ??pela acne.

 

Além disso, os suplementos e a aplicação tópica de extrato de chá verde parecem ajudar a prevenir doenças da pele, como perda de elasticidade da pele, inflamação, envelhecimento prematuro e câncer causados ??pela exposição aos raios UV.

 

Um estudo em 10 pessoas revelou que a aplicação de um creme contendo extrato de chá verde na pele por 60 dias resultou em melhor elasticidade da pele.

 

Além disso, outro estudo mostrou que a aplicação de extrato de chá verde na pele reduzia os danos à pele causados ??pela exposição ao sol.

 

Curiosamente, a adição de extrato de chá verde a produtos cosméticos demonstrou beneficiar a pele, fornecendo um efeito hidratante e reparador.

 

Foi demonstrado que o extrato de chá verde ajuda a prevenir e tratar várias doenças da pele.

 

8. Pode beneficiar o desempenho e a recuperação após o exercício

 

O extrato de chá verde parece ser útil para quem pratica exercício, seja melhorando o desempenho do exercício ou melhorando a recuperação.

 

Embora o exercício tenha muitos benefícios para a saúde, é conhecido por produzir estresse oxidativo e danificar as células do corpo.

 

Felizmente, antioxidantes como as catequinas do chá verde podem reduzir os danos celulares e retardar a fadiga muscular.

 

De fato, um estudo em 35 homens mostrou que o extrato de chá verde combinado com treinamento de força por quatro semanas aumentou a proteção antioxidante do corpo.

 

Além disso, 16 velocistas que tomaram extrato de chá verde por quatro semanas demonstraram maior proteção contra o estresse oxidativo produzido por repetidas sessões de sprint.

 

Sendo assim, o extrato de chá verde parece beneficiar o desempenho do exercício.

 

Um estudo descobriu que 14 homens que consumiram extrato de chá verde por quatro semanas aumentaram sua distância de corrida em 10,9%.

 

O extrato de chá verde aumenta a proteção antioxidante contra os danos oxidativos causados pelo exercício. Isso se traduz em melhor desempenho e recuperação do exercício.

 

9. Pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue

 

As catequinas do chá verde, especialmente o EGCG, demonstraram aumentar a sensibilidade à insulina e regular a produção de açúcar no sangue, o que pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.

 

Um estudo deu a 14 pessoas saudáveis uma substância açucarada e 1,5 gramas de chá verde. O grupo do chá verde experimentou uma melhor tolerância ao açúcar no sangue após 30 minutos e continuou a mostrar melhores resultados, em comparação com o grupo que não consumiu o chá.

 

Outro estudo mostrou que o extrato de chá verde melhorou a sensibilidade à insulina em homens jovens saudáveis em 13%.

 

Além disso, uma análise de 17 estudos concluiu que o extrato de chá verde é útil na diminuição dos níveis de açúcar no sangue durante o jejum. 

 

Também pode ajudar a reduzir os níveis de hemoglobina A1C, que é um indicador dos níveis de açúcar no sangue.

 

Foi demonstrado que o extrato de chá verde aumenta a sensibilidade à insulina e a tolerância ao açúcar no sangue, enquanto diminui os níveis de hemoglobina A1C e de açúcar no sangue.


 

10. Fácil de adicionar à sua dieta

O extrato de chá verde está disponível nas formas líquida, em pó e cápsula.

 

Alguns produtos você pode adquirir em nossa loja.

 

O extrato líquido pode ser diluído em água, enquanto o pó pode ser misturado em batidas.

 

A dosagem recomendada de extrato de chá verde é de 250 a 500 mg por dia. Essa quantidade pode ser obtida de 3 a 5 xícaras de chá verde, ou cerca de 1,2 litros.

 

Mas é importante saber que nem todos os suplementos de extrato de chá verde são fabricados igualmente. Alguns suplementos contêm apenas folhas secas de chá verde, enquanto outros contêm formas isoladas de uma ou mais catequinas.

 

A catequina mais intimamente ligada aos benefícios de saúde do extrato de chá verde é o EGCG, portanto, você deve garantir que o suplemento que você está consumindo contenha o EGCG.

 

Sendo Assim, é melhor tomar extrato de chá verde durante a refeição. Exceder a dose recomendada e tomá-la com o estômago vazio pode causar sérios danos ao fígado.

 

O extrato de chá verde pode ser consumido em cápsulas, líquidos ou em pó. A dose recomendada é de 250 a 500 mg tomados com alimentos.

 

Concluindo….

Graças ao seu alto teor de antioxidantes, o extrato de chá verde demonstrou ajudar a melhorar a saúde e a composição corporal.

 

Muitos estudos demonstraram que o extrato de chá verde pode promover perda de peso, regulação do açúcar no sangue, prevenção de doenças e recuperação de exercícios.

 

Também pode ajudar a manter a pele e o fígado saudáveis, reduzir os níveis de gordura no sangue, regular a pressão sanguínea e melhorar a saúde do cérebro.

 

Pode ser consumido em cápsulas, líquidos ou em pó. A dose recomendada é de 250 a 500 mg por dia e é melhor consumir com alimentos.

 

Se você deseja melhorar sua saúde geral ou diminuir seu risco de doença, o extrato de chá verde é uma maneira fácil de adicionar antioxidantes que melhoram a saúde à sua dieta.

 

Em nossa loja você encontra diversos produtos com extrato de chá verde em cápsulas ou em pó.

 

Fonte: Healthline