11 alimentos que são ótimos para o seu fígado

Publicado em 17/12/2019
11 alimentos que são ótimos para o seu fígado

O fígado é um órgão extremamente importante. Ele realiza uma variedade de tarefas essenciais, desde a produção de proteínas, colesterol e bile até o armazenamento de vitaminas, minerais e até carboidratos. Também decompõe toxinas como álcool, medicamentos e subprodutos naturais do metabolismo. Manter o fígado em boa forma é muito importante para manter a saúde. Este artigo lista os 11 melhores alimentos para manter seu fígado saudável.

1. Café

 

O café é uma das melhores bebidas que você pode beber para promover a saúde do fígado.

 

Estudos mostraram que beber café protege o fígado contra doenças, mesmo naqueles que já têm problemas com esse órgão.

 

Por exemplo, estudos têm mostrado repetidamente que beber café reduz o risco de cirrose ou dano permanente ao fígado em pessoas com doença hepática crônica.

 

Beber café também pode reduzir o risco de desenvolver um tipo comum de câncer de fígado e tem efeitos positivos sobre doenças e inflamações hepáticas.

 

Está até associado a um menor risco de morte em pessoas com doença hepática crônica, com os maiores benefícios observados em quem bebe pelo menos três xícaras por dia.

 

Esses benefícios parecem advir de sua capacidade de impedir o acúmulo de gordura e colágeno, dois dos principais sintomas da doença hepática.

 

O café também diminui a inflamação e aumenta os níveis da glutationa antioxidante. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres nocivos, que são produzidos naturalmente no corpo e podem causar danos às células.

 

Embora o café tenha muitos benefícios à saúde, seu fígado, em particular, agradecerá por uma boa xícara de café da manhã.

 

Este café é uma ótima opção.

 

O café aumenta os níveis de antioxidantes no fígado, enquanto diminui a inflamação. Também reduz o risco de desenvolver doença hepática, câncer e fígado gorduroso.

2. Chá

 

O chá é amplamente considerado benéfico para a saúde, mas as evidências mostram que ele pode trazer benefícios particulares para o fígado.

 

Um grande estudo japonês descobriu que beber de 5 a 10 xícaras de chá verde por dia estava associado a indicadores sanguíneos melhorados da saúde do fígado.

 

Um estudo menor em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) descobriu que beber chá verde com alto teor de antioxidantes por 12 semanas melhorou os níveis de enzimas hepáticas e também pode reduzir o estresse oxidativo e os depósitos de gordura no fígado.

 

Além disso, outra revisão descobriu que as pessoas que bebiam chá verde eram menos propensas a desenvolver câncer de fígado. O menor risco foi observado em pessoas que bebiam quatro ou mais xícaras por dia.

 

Vários estudos em camundongos e ratos também demonstraram os efeitos benéficos dos extratos de chá preto e verde.

 

Por exemplo, um estudo em ratos descobriu que o extrato de chá preto reverteu muitos dos efeitos negativos de uma dieta rica em gordura no fígado, além de melhorar os indicadores sanguíneos da saúde do fígado.

 

No entanto, algumas pessoas, especialmente as que têm problemas no fígado, devem ter cuidado antes de consumir o chá verde como complemento.

 

Isso ocorre porque houve vários relatos de danos no fígado resultantes do uso de suplementos que contêm extrato de chá verde.

 

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O chá preto e verde pode melhorar os níveis de enzimas e gorduras no fígado. No entanto, tenha cuidado se estiver tomando um extrato de chá verde, pois isso pode causar danos.

 

3. Toranja

 

Toranja contém antioxidantes que protegem naturalmente o fígado. Os dois principais antioxidantes encontrados na toranja são a naringenina e a naringina.

 

Vários estudos em animais descobriram que ambos ajudam a proteger o fígado de lesões.

 

Sabe-se que os efeitos protetores da toranja ocorrem de duas maneiras - reduzindo a inflamação e protegendo as células.

 

Estudos também mostraram que esses antioxidantes podem reduzir o desenvolvimento de fibrose hepática, uma condição prejudicial na qual o excesso de tecido conjuntivo se acumula no fígado. Isso geralmente resulta de inflamação crônica.

 

Além disso, em camundongos que receberam uma dieta rica em gordura, a naringenina diminuiu a quantidade de gordura no fígado e aumentou o número de enzimas necessárias para queimar gordura, o que pode ajudar a impedir que o excesso de gordura se acumule.

 

Por fim, estudos em ratos, demonstrou que a naringina melhora a capacidade de metabolizar o álcool e neutralizar alguns dos efeitos negativos do mesmo.

 

Até agora, os efeitos da toranja ou do suco de toranja em si, em vez de seus componentes, não foram estudados. Além disso, quase todos os estudos que analisam os antioxidantes da toranja foram realizados em animais.

 

No entanto, as evidências atuais apontam que a toranja é uma boa maneira de manter o fígado saudável, combatendo danos e inflamações.

 

Os antioxidantes da toranja protegem o fígado, reduzindo a inflamação e aumentando seus mecanismos de proteção. No entanto, faltam estudos em humanos, bem como aqueles sobre toranja ou suco de toranja.

 

4. Frutas Vermelhas

Frutas vermelhas contêm antocianinas, antioxidantes que dão às frutas suas cores distintas. Eles também foram associados a muitos benefícios à saúde.

 

Vários estudos em animais demonstraram que as frutas vermelhas, assim como seus extratos ou sucos, podem ajudar a manter o fígado saudável.

 

O consumo dessas frutas por 3 a 4 semanas protegeu o fígado de danos. Além disso, os mirtilos ajudaram a aumentar a resposta das células imunes e as enzimas antioxidantes.

 

Outro experimento constatou que os tipos de antioxidantes encontrados comumente nas frutas retardavam o desenvolvimento de lesões e fibrose, o desenvolvimento de tecido cicatricial, no fígado de ratos.

 

Além disso, foi demonstrado que o extrato de mirtilo por exemplo, inibe o crescimento de células de câncer de fígado humano em estudos com tubos de ensaio. No entanto, são necessários mais estudos para determinar se esse efeito pode ser replicado no corpo humano.

 

Tornar essas frutas uma parte regular de sua dieta é uma boa maneira de garantir que seu fígado receba os antioxidantes necessários para se manter saudável.

 

As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que ajudam a proteger o fígado contra danos. Elas podem até melhorar suas respostas imunológicas e antioxidantes. Ainda, estudos em humanos são necessários para confirmar esses resultados.

 

5. Uvas

As uvas, especialmente as vermelhas e as roxas, contêm uma variedade de compostos vegetais benéficos. O mais famoso é o resveratrol, que possui vários benefícios à saúde.

 

Muitos estudos com animais mostraram que uvas e suco de uva podem beneficiar o fígado.

 

Estudos descobriram que eles podem ter vários benefícios, incluindo redução da inflamação, prevenção de danos e aumento dos níveis de antioxidantes.

 

Um pequeno estudo em humanos com DHGNA mostrou que a suplementação com extrato de semente de uva por três meses melhorou a função hepática.

 

No entanto, como o extrato de semente de uva é uma forma concentrada, você pode não ver os mesmos efeitos do consumo de uvas inteiras. São necessários mais estudos antes de tomar o extrato de semente de uva para o fígado.

 

No entanto, as evidências de estudos com animais e em humanos sugere que as uvas são um alimento muito favorável ao fígado.

 

Estudos em animais e em seres humanos mostram que as uvas e o extrato de semente de uva protegem o fígado contra danos, aumentam os níveis de antioxidantes e combatem a inflamação.

 

6. Pera Espinhosa

 

A pera espinhosa, conhecida cientificamente como Opuntia ficus-indica, é um tipo popular de cacto comestível. Suas frutas e sucos são mais comumente consumidos.

 

Há muito tempo é utilizado na medicina tradicional como tratamento para úlceras, feridas, fadiga e doenças hepáticas.

 

Um estudo de 2004 realizado em 55 pessoas descobriu que o extrato desta planta reduz os sintomas de uma ressaca.

 

Os participantes experimentaram menos náusea, boca seca e falta de apetite e tinham metade da probabilidade de experimentar uma ressaca severa se consumissem o extrato antes de consumir álcool, que é desintoxicado pelo fígado.

 

O estudo concluiu que esses efeitos se devem a uma redução da inflamação, que geralmente ocorre após o consumo de álcool.

 

Outro estudo realizado em ratos descobriu que consumir extrato de pera espinhosa ajudou a normalizar os níveis de enzima e colesterol quando consumido ao mesmo tempo que um pesticida conhecido por ser prejudicial ao fígado. Estudos subsequentes encontraram resultados semelhantes.

 

Um estudo mais recente em ratos procurou determinar a eficácia do suco de pera espinhosa, em vez de seu extrato, no combate aos efeitos negativos do álcool.

 

Este estudo descobriu que o suco diminuiu a quantidade de danos oxidativos e lesões no fígado após o consumo de álcool e ajudou a manter os níveis de antioxidantes e inflamação estáveis.

 

São necessários mais estudos em humanos, especialmente usando suco e frutas de pera espinhosa, em vez de extrair. No entanto, os estudos até agora demonstraram que a pera espinhosa tem efeitos positivos no fígado.

 

O suco e a fruta da pera espinhosa podem ajudar a combater os sintomas da ressaca, reduzindo a inflamação. Eles também podem proteger o fígado dos danos causados pelo consumo de álcool.

 

7. Suco de beterraba

O suco de beterraba é uma fonte de nitratos e antioxidantes chamados betalaínas, que podem beneficiar a saúde do coração e reduzir o dano oxidativo e a inflamação.

 

É razoável supor que comer beterraba por si só teria efeitos semelhantes na saúde. No entanto, a maioria dos estudos usam o suco de beterraba.

 

Vários estudos em ratos mostraram que o suco de beterraba reduz os danos oxidativos e a inflamação no fígado, além de aumentar as enzimas naturais de desintoxicação.

 

Embora estudos em animais pareçam promissores, estudos semelhantes não foram realizados em humanos.

 

Outros efeitos benéficos para a saúde do suco de beterraba foram observados em estudos com animais e replicados em estudos em humanos. No entanto, são necessários mais estudos para confirmar os benefícios do suco de beterraba na saúde do fígado em seres humanos.

 

O suco de beterraba protege o fígado contra danos oxidativos e inflamações, enquanto aumenta suas enzimas naturais de desintoxicação. No entanto, estudos em seres humanos ainda são necessários.

 

8. Legumes crucíferos

Vegetais crucíferos como couve de Bruxelas, brócolis e mostarda são conhecidos por seu alto teor de fibras e sabor característico. Eles também são ricos em compostos vegetais benéficos.

 

Estudos em animais mostraram que a couve de Bruxelas e o extrato de brócolis aumentam os níveis de enzimas de desintoxicação e protegem o fígado de danos.

 

Um estudo em células hepáticas humanas descobriu que esse efeito permanecia mesmo quando as couves de Bruxelas eram cozidas.

 

Um estudo recente em homens com fígado gorduroso descobriu que o extrato de brócolis, que é rico em compostos benéficos para as plantas, melhorou os níveis de enzimas hepáticas e diminuiu o estresse oxidativo.

 

O mesmo estudo constatou que o extrato de brócolis evitou a insuficiência hepática em ratos.

 

Estudos em humanos são limitados. Mas até agora, os vegetais crucíferos parecem promissores como um alimento benéfico para a saúde do fígado.

 

Tente assar os legumes levemente com alho e suco de limão ou vinagre balsâmico para transformá-los em um prato saboroso e saudável.

 

Vegetais crucíferos como brócolis e couve de Bruxelas podem aumentar as enzimas naturais de desintoxicação do fígado, ajudar a protegê-lo contra danos e melhorar os níveis sanguíneos de enzimas hepáticas.

 

9. Nozes

As nozes são ricas em gorduras, nutrientes - incluindo a vitamina E antioxidante - e compostos vegetais benéficos.

 

Essa composição é responsável por vários benefícios à saúde, especialmente à saúde do coração, mas potencialmente também ao fígado.

 

Um estudo observacional de seis meses em 106 pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica descobriu que comer nozes estava associado a melhores níveis de enzimas hepáticas.

 

Além disso, um segundo estudo observacional descobriu que homens que ingeriram pequenas quantidades de nozes e sementes tiveram um risco maior de desenvolver DHGNA do que homens que ingeriram grandes quantidades de nozes e sementes.


 

Embora sejam necessários mais estudos de alta qualidade, dados preliminares indicam que as nozes são um importante grupo alimentar para a saúde do fígado.

 

A ingestão de nozes tem sido associada a melhores níveis de enzimas hepáticas em pacientes com DHGNA. Por outro lado, a baixa ingestão de nozes tem sido associada a um maior risco de desenvolver a doença.

 

10. Peixe

Os peixes gordurosos contêm ácidos graxos ômega-3, que são gorduras saudáveis que reduzem a inflamação e têm sido associados a um menor risco de doença cardíaca.

 

As gorduras encontradas nos peixes gordurosos também são benéficas para o fígado. De fato, estudos mostraram que eles ajudam a impedir a acumulação de gordura, mantêm os níveis de enzimas normais, combatem a inflamação e melhoram a resistência à insulina.

 

Embora consumir peixe rico em ômega-3 pareça ser benéfico para o fígado, adicionar mais gorduras ômega-3 à sua dieta não é a única coisa a considerar.

 

A proporção de gorduras ômega-3 para gorduras ômega-6 também é importante.

 

A maioria dos americanos por exemplo, excedem as recomendações de ingestão de gorduras ômega-6, encontradas em muitos óleos vegetais. Uma proporção ômega-6 para ômega-3 muito alta pode promover o desenvolvimento de doenças hepáticas.

 

Portanto, é uma boa ideia reduzir também a ingestão de gorduras ômega-6.

 

Comer peixe rico em ômega-3 tem muitos benefícios para o fígado. No entanto, é igualmente importante manter a proporção de ômega-6 e ômega-3 sob controle.

 

11. Azeite

 

O azeite é considerado uma gordura saudável devido aos seus muitos benefícios para a saúde, incluindo efeitos positivos no coração e na saúde metabólica.

 

No entanto, também tem efeitos positivos no fígado.

 

Um pequeno estudo em 11 pessoas com DHGNA constatou que consumir uma colher de chá (6,5 ml) de azeite por dia melhorou os níveis de enzimas hepáticas e de gordura.

 

Também elevou os níveis de uma proteína associada a efeitos metabólicos positivos.

 

Os participantes também tiveram menos acúmulo de gordura e melhor fluxo sanguíneo no fígado.

 

Vários estudos mais recentes descobriram efeitos semelhantes do consumo de azeite de oliva em seres humanos, incluindo menor acúmulo de gordura no fígado, maior sensibilidade à insulina e níveis mais elevados de enzimas hepáticas no sangue.

 

O acúmulo de gordura no fígado faz parte do primeiro estágio da doença hepática. Portanto, os efeitos positivos do azeite na gordura do fígado, além de outros aspectos da saúde, fazem dele uma parte valiosa de uma dieta saudável.

 

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Estudos mostram que o consumo de azeite diminui os níveis de gordura no fígado, aumenta o fluxo sanguíneo e melhora os níveis de enzimas hepáticas.

 

Resumindo...

Seu fígado é um órgão importante com muitas funções essenciais.

 

Portanto, faz sentido fazer o possível para protegê-lo, e os alimentos listados acima demonstraram efeitos benéficos no fígado.

 

Isso inclui diminuir o risco de doença hepática e câncer, elevar os níveis de enzimas antioxidantes e desintoxicantes e oferecer proteção contra toxinas prejudiciais.

 

A ingestão desses alimentos em sua dieta é uma maneira natural e saudável de manter o fígado funcionando da melhor maneira possível.

 

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