11 alimentos ricos em ferro para o seu bebê

Publicado em 24/01/2020
11 alimentos ricos em ferro para o seu bebê

Os bebês são comedores notoriamente exigentes, mas existem muitos alimentos ricos em ferro que até as crianças mais satisfeitas o comem. Sabe-se que os bebês rejeitam alimentos por todos os tipos de razões - talvez seja muito vermelho, muito mole ou seja algo verde. Isso pode levar os pais a se preocuparem se o bebê está ingerindo os nutrientes necessários para um crescimento saudável. A deficiência de ferro é comum em crianças, e cerca de 8% delas podem ter deficiência de ferro. Neste artigo, examinamos a quantidade de ferro que as crianças precisam, listamos 11 alimentos ricos em ferro adequados para crianças e oferecemos idéias de receitas ou maneiras de incluir esses alimentos em uma dieta saudável.

De quanto ferro as crianças precisam?

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, as crianças devem receber a seguinte ingestão diária de ferro em miligramas (mg):

 

crianças de 7 a 12 meses, 11 mg

crianças de 1 a 3 anos, 7 mg

crianças de 4 a 8 anos, 10 mg

 

No entanto, as recomendações diárias de ferro diferem dependendo dos alimentos que uma criança come.

 

Existem duas formas de ferro: heme e não-heme. O ferro heme está disponível apenas em produtos de origem animal, como carne e frutos do mar. O ferro não-heme vem de fontes não animais e alimentos fortificados.

 

Ambas as formas de ferro podem ajudar uma pessoa a atender às suas necessidades diárias de ferro. No entanto, o ferro heme é mais fácil para o corpo quebrar. 

 

Por esse motivo, as pessoas que obtêm ferro apenas de fontes que não são de carne - incluindo veganos, vegetarianos e crianças muito exigentes - devem consumir 1,8 vezes mais ferro do que o recomendado para a faixa etária.

 

Ingerir ferro de fontes vegetais com vitamina C, como limão ou laranja, pode aumentar a capacidade de absorção do ferro pelo corpo.

 

11 alimentos ricos em ferro para crianças

Muitas crianças são incrivelmente exigentes e recusam comida muitas vezes antes de comer e se divertir, portanto, não desanime - continue oferecendo refeições saudáveis.

 

Para uma dieta equilibrada, tente alternar as fontes de ferro e incentivar as crianças a comer uma grande variedade de alimentos.

 

Os seguintes alimentos são uma excelente fonte de ferro que muitas crianças comem:

 

1. Cereais fortificados com café da manhã

 

Muitos cereais matinais, incluindo os feitos para crianças, são enriquecidos com ferro. Eles geralmente contêm 100% da ingestão diária de ferro recomendada para adultos. Verifique a etiqueta para descobrir o conteúdo específico de ferro.

 

Observe que muitos cereais matinais também são ricos em açúcar e sódio. Considere oferecer esses cereais como tratamento ocasional ou em pequenas porções como parte de uma refeição mais equilibrada.

 

2. Aveia

 

Aveia é um lanche nutritivo que muitas crianças adoram. Segundo uma fonte, ¾ de uma xícara de aveia contém 4,5 a 6,6 mg de ferro.

 

A aveia também é rica em fibras, sendo uma excelente opção para crianças com problemas digestivos ou estomacais, incluindo prisão de ventre.

 

Tente polvilhar um pouco de canela e uma pitada de açúcar mascavo em cima da aveia para torná-la mais apetitosa para uma criança. Adicione um pouco de passas para obter um impulso extra de ferro.

 

3. Carne

 

Todos os produtos à base de carne são ricos em ferro. No entanto, muitas crianças rejeitam a carne, mas essas estratégias simples podem convencê-las de que vale a pena tentar a carne:

 

Use cortadores de biscoito para fazer fatias de carne em formas divertidas. Aumente ainda mais o teor de ferro colocando a carne em uma fatia de pão branco fortificado, que pode oferecer cerca de 1 mg de ferro.

 

Tente nuggets de frango. Muitas crianças que recusam outras carnes comem alegremente nuggets de frango. No entanto, tenha cuidado, pois geralmente contêm altos níveis de sódio e gorduras saturadas.

 

Tente misturar carne moída ou peru em um processador de alimentos com um pouco de leite antes de cozinhá-lo. Isso oferece uma textura mais cremosa que é mais atraente para muitas crianças.

 

4. Sanduíches de manteiga de amendoim

 

A quantidade de ferro na manteiga de amendoim varia entre as marcas, mas geralmente contém cerca de 0,56 mg de ferro por colher de sopa. Para obter mais ferro, faça um sanduíche usando uma fatia de pão integral que pode fornecer cerca de 1 mg de ferro.

 

A manteiga de amendoim também é relativamente rica em proteínas, sendo uma ótima opção para crianças que não comem carne.

 

Para uma alternativa doce aos biscoitos e outros lanches nutricionalmente ruins, faça sanduíches de manteiga de amendoim e mel ou manteiga de amendoim e banana.

 

5. chocolate amargo

 

O chocolate amargo oferece um tratamento rico em antioxidantes que pode ajudar a aumentar a ingestão de ferro do seu filho.

 

Além da carne, o chocolate amargo é um dos alimentos mais ricos em ferro que a criança pode comer, oferecendo 7 mg de ferro por porção.

 

Algumas crianças não gostam do sabor mais amargo do chocolate. Incentive-os a experimentá-lo derretendo e misturando com manteiga de amendoim; depois espalhe-o no pão para uma comida rica em ferro.

 

6. ovos

 

Um ovo cozido oferece 1 mg de ferro. Algumas crianças adoram descascar ovos. Tente tornar a hora do lanche ainda mais divertida tingindo os ovos com corante alimentar antes de comê-los.

 

Se seu filho não é um amante de ovos cozidos, tente ovos mexidos. Use cortadores de biscoito para cortar os ovos mexidos em divertidas formas de animais.

 

Algumas crianças adoram sanduíches de ovo frito. Frite levemente um ovo e coloque-o em um sanduíche integral. O pão contém cerca de 1 mg de ferro.

 

7. Feijões

 

Feijões são ótimas fontes de ferro. O feijão branco é uma das fontes mais ricas de ferro, oferecendo 8 mg por porção.

 

Incentive as crianças a comer feijão, usando a seguintes receita:

 

cozinhe o feijão branco e a batata-doce, depois faça um purê e adicione um pouco de canela;

 

8. Nozes

 

Nozes, incluindo castanha de caju e pistache, são uma excelente fonte de ferro, proteínas e outros nutrientes essenciais.

 

No entanto, as nozes podem ser um risco de asfixia, portanto nunca dê nozes inteiras a crianças que estão apenas aprendendo a mastigar.

 

Tente esmagar nozes ou espalhar manteiga de nozes em biscoitos ou pão integral.

 

9. Peixe

 

Tente introduzir peixes na dieta de uma criança, pois é um alimento altamente nutritivo. O peixe também é uma excelente fonte de proteína, e alguns peixes, como cavala e salmão, são ricos em ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o coração e para o cérebro.

 

O atum enlatado oferece 1 mg de ferro por porção. Tente servi-lo em biscoitos ou em um sanduíche.

 

O atum enlatado ainda funciona bem para crianças que adoram mergulhar um alimento no outro. 

 

Tente misturar atum com abacate para obter uma versão mais cremosa e fácil de colocar em bolachas ou salgadinhos.

 

10. Legumes

 

Crianças que não comem vegetais são um problema generalizado. Tente misturar vegetais em um smoothie para criar um lanche rico em ferro e nutricionalmente denso que até as crianças mais exigentes vão adorar.

 

Experimente uma das seguintes receitas:

 

Faça um purê de espinafre, que oferece 0,81 mg de ferro por xícara. Misture a melancia, mirtilos congelados, framboesas congeladas e uma fatia de abacate para obter um smoothie nutritivo.

 

11. Frutas

 

Certas frutas são uma ótima fonte de ferro. Você pode encontrar as seguintes quantidades de ferro em cerca de 1 xícara dessas frutas:

 

passas, 4 mg

metades de damascos secos, 3,46 mg

cerejas vermelhas azedas, 0,71 mg

melancia em cubos, 0,36 mg

ameixas secas, 0,36 mg

 

Um smoothie de frutas tem um ótimo sabor misturado com um pouco de iogurte ou mel.

 

Tente fazer um purê de frutas favoritas do seu bebê que são ricos em ferro e colocá-lo em um molde de picolé. Congele por 2 a 3 horas e depois desfrute de um picolé rico em ferro.

 

Quais são os sinais de deficiência de ferro em crianças?

 

Quem está preocupado com a possibilidade de uma criança ter deficiência de ferro não deve esperar que os sintomas apareçam. 

 

Em vez disso, peça a um médico para testar o ferro de uma criança. Continue alimentando a criança com alimentos ricos em ferro e pergunte a um médico sobre como adicionar um suplemento de ferro à dieta.

 

A Academia Americana de Pediatria recomenda que bebês e crianças pequenas façam testes para anemia por deficiência de ferro entre 9 e 12 meses e depois novamente em torno de 15 meses.

 

Os sintomas de deficiência de ferro incluem:

 

pele muito pálida;

mãos ou pés frios;

níveis de energia muito baixos;

um batimento cardíaco acelerado;

desejo coisas que não são comida, embora seja comum que todas as crianças coloquem coisas na boca;

fraqueza muscular;

 

Crianças com certas condições médicas podem ter dificuldade em absorver ferro, independentemente da dieta. 

 

Converse com um médico ou nutricionista sobre como prevenir a deficiência de ferro em uma criança com distúrbios gastrointestinais, diarréia frequente, distúrbio cardíaco, distúrbio metabólico ou câncer.

 

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