5 Poses do Yoga para curar a artrite reumatóide

Publicado em 19/01/2021
5 Poses do Yoga para curar a artrite reumatóide

Houve um tempo em que a Artrite Reumatóide (AR) era considerada uma doença dos "idosos". Mas, as coisas mudaram agora. Muitos da geração mais jovem também estão sendo vítimas desta doença. E as mulheres parecem ser vulneráveis a esta doença. Uma das causas desse distúrbio é a falta de exercícios de alongamento e articulações. A Yoga pode prevenir e curar a artrite reumatóide. Fique conosco e confira as 5 melhores posições para prevenir e curar essa condição.

A Mayo Clinic define a artrite reumatóide como “uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta suas mãos e pés. Ao contrário do desgaste causado pela osteoartrite, a AR afeta o revestimento das articulações, causando inchaço doloroso que pode eventualmente resultar em erosão óssea e deformidade articular.

 

Os principais sintomas da AR são articulações inchadas, fadiga e exaustão excessivas, rigidez do corpo e nódulos de tecidos sob a pele dos braços. 

 

A AR primeiro ataca articulações menores, como os nós dos dedos dos pés e dos dedos, e gradualmente se espalha por todo o corpo.

 

Ramdev Yoga para artrite reumatóide - 5 melhores poses

No entanto, a artrite reumatóide pode ser prevenida e curada com a ajuda da ioga. 

 

Os alongamentos e exercícios articulares devem fazer parte de seu regime de condicionamento físico desde a infância. 

 

Baba Ramdev sugere 5 poses leves, fáceis, mas benéficas para prevenir e curar a AR. 

 

Essas posturas também podem ser feitas por idosos. Além disso, essas posturas também ajudam na perda de peso, que é necessária para a cura da AR porque a obesidade piora os sintomas da AR. 

 

Vamos dar uma olhada nas principais posturas de Ramdev yoga para artrite reumatóide:


 

1. Pose da Criança

 

A pose de criança é a favorita entre os iogues avançados e também entre os iniciantes. Esta postura é uma ótima opção de aquecimento antes de uma sessão de ioga, pois dá a todo o corpo um bom alongamento e solta os membros.

 

1 - Ajoelhe-se e sente-se sobre os calcanhares em Vajrasana (postura zen).

2 - Separe as coxas e afaste um pouco os joelhos.

3 - Agora, incline-se para a frente com os braços estendidos à sua frente até que seu peito toque o chão.

4 - Agora, estenda os braços para a frente e, ao mesmo tempo, empurre para trás com a bunda.

5- Alongue bem o seu corpo.

 

Este exercício não apenas proporciona alongamento, mas também melhora a amplitude de movimento dos joelhos e das articulações dos ombros.


 

2. Joelho no Peito

 

Esta pose é um grande abridor de quadril. Ele ajuda a curar problemas gástricos e é conhecido por aliviar a dor nos joelhos.

 

1 - Deite-se de costas e traga os joelhos até o peito, dobrando o corpo.

2 - Abrace os braços em volta dos joelhos e balance de um lado para o outro.

 

3. Pose da ponte

 

É do iniciante à postura intermediária, mas fortalece as articulações dos dedos, pulsos, ombros e abre o peito e os quadris.

 

1 - Deite-se de costas no chão e dobre os joelhos e cotovelos.

2 - Coloque os pés apoiados no chão perto dos quadris e coloque as mãos firmemente em cada lado da cabeça.

3 - Pressionando suas mãos e pés no chão, levante seu corpo no ar.

4 - Equilibre-se em suas mãos e joelhos e segure o arco por 20-30 segundos.

 

A versão mais avançada pode ser realizada esticando as pernas. Isso permite que você estique os dedos dos pés e tornozelos apontando-os.

 

4. Pose do pombo

 

Essa postura proporciona ao seu corpo um alongamento incrível. É um abridor de quadril eficaz. É uma pose intermediária e atua em todas as áreas articulares do corpo. Também fortalece a região da virilha.

 

1 - Fique de joelhos e mãos com os joelhos diretamente sob os quadris.

2 - Deslize o joelho direito para a frente perto da mão direita e a perna esquerda para trás, endireitando o joelho.

3 - Abaixe a virilha o mais próximo possível do solo.

4 - Mantenha as mãos no chão. Se puder, levante os braços acima da cabeça em um mudra Anjali e alongue as costas.


 

5. Kapal Bhaati Pranayam

 

De acordo com Baba Ramdev, Kapal Bhaati Pranayama é o melhor presente que podemos dar ao nosso corpo. Ele recomenda este pranayama para quase todas as doenças e distúrbios.

 

1 - Para kapalbhaati pranayama, sente-se em Sukhasana com as mãos sobre os joelhos em jnana mudra.

2 - Agora, respire fundo e libere todo o ar do seu corpo, de modo que seu estômago seja sugado.

3 - Faça isso por 1-5 minutos.

 

Por fim...

Essas posturas de ioga para artrite reumatóide de Ramdev devem ser feitas diariamente. 

 

De acordo com Baba Ramdev, o consumo de limão, cúrcuma e cerejas e massagear as articulações com óleo de amêndoa e Abhyanga regular fortalece as articulações e alivia o inchaço e a dor nas articulações. 

 

O sono adequado é muito importante para prevenir e curar os distúrbios articulares, incluindo a AR.

 

A artrite reumatóide pode assumir o controle da sua vida, fazendo com que as tarefas mais simples pareçam uma batalha. 

 

Mas, com essas posturas de ioga, você pode ter alguma aparência de normalidade de volta em sua vida. Se você sofre de AR, tente praticar ioga todos os dias - isso dará às suas articulações uma nova vida!

 

Obrigada por ler o artigo e até o próximo post! 

 

Tem dificuldade em começar com o Yoga? Com o E-book Pratique Yoga você vai saber como criar uma rotina com o Yoga e eliminar stress, depressão e dores no corpo. Confira!