54 alimentos que você pode comer em uma dieta sem glúten

Publicado em 08/12/2019
54 alimentos que você pode comer em uma dieta sem glúten

O glúten é uma proteína encontrada em certos grãos, como trigo, centeio e cevada. Ajuda os alimentos a manter a sua forma, fornecendo elasticidade e umidade. Ele também permite que o pão cresça e forneça uma textura adequada. Embora o glúten seja seguro para a maioria das pessoas, pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten devem evitá-lo para evitar efeitos adversos à saúde. Muitos alimentos são feitos com ingredientes que contêm glúten, por isso é importante que aqueles que não conseguem consumi-lo verifiquem atentamente os rótulos dos ingredientes. Leia mais para conferir 54 alimentos saudáveis e sem glúten.

1–11. Grãos integrais

 

Alguns grãos integrais contêm glúten, enquanto o restante é naturalmente isento de glúten.

 

É importante verificar novamente os rótulos dos alimentos ao comprar grãos integrais. Até grãos integrais sem glúten podem estar contaminados com glúten, especialmente se forem processados na mesma instalação que os alimentos que contêm glúten.

 

Por exemplo, a aveia é frequentemente processada em instalações que também processam trigo, o que pode levar à contaminação cruzada. Por este motivo, confirme se a aveia que você compra é caracterizada como sem glúten.

 

Grãos integrais sem glúten

1 - Quinoa

2 - Arroz Castanha

3 - Arroz Selvagem

4 - Trigo sarraceno

5 - Sorgo

6 - Tapioca

7 - Painço

8 - Amaranto

9 - Aveia

10 - Araruta

11 - Farinha de trigo

Grãos a evitar

Trigo, todas as variedades (trigo integral, bagas de trigo, farina, farinha de milho, etc.)

 

- Centeio

- Cevada

 

Esses grãos que contêm glúten são frequentemente usados para fazer produtos como pão, bolachas, massas, cereais, assados e salgadinhos

 

12-26. Frutas e vegetais

 

Todas as frutas e vegetais frescos são naturalmente sem glúten. No entanto, algumas frutas e vegetais processados ​​podem conter glúten, que às vezes é adicionado para dar sabor ou como espessante.

 

Os ingredientes contendo glúten que podem ser adicionados às frutas e vegetais processados ​​incluem proteína de trigo hidrolisada, amido modificado, malte e maltodextrina.

 

Frutas e Legumes para Comer

Embora a lista abaixo não seja abrangente, ela fornece alguns exemplos de frutas e legumes frescos que você pode desfrutar de uma dieta sem glúten.

 

12 - Frutas cítricas, incluindo laranjas e toranjas

13 - Bananas

14 - Maçãs

15 - Frutas Vermelhas

16 - Pêssegos

17 - Peras

18 - Vegetais crucíferos, incluindo couve-flor e brócolis

19 - Verdes, como espinafre, couve e acelga

20 - Legumes ricos em amido, incluindo batatas, milho e abóbora

21 - Pimentões

22 - Cogumelos

23 - Cebolas

24 - Cenouras

25 - Rabanetes

26 - Vagem

Frutas e Legumes para Verificar

Conservas de frutas e legumes: podem ser enlatadas com molhos que contêm glúten. Frutas e legumes enlatados com água ou sucos naturais provavelmente não contém glúten.

 

Frutas e legumes congelados: às vezes contêm aromas e molhos que contêm glúten. As variedades congeladas comuns são tipicamente sem glúten.

 

Frutas e vegetais secos: podem incluir ingredientes que contêm glúten. Frutas e legumes simples, sem açúcar e secos tendem a ser sem glúten.

 

Frutas e legumes pré-picados: podem estar contaminados com glúten, dependendo de onde foram preparados.

 

27-32. Proteínas

 

Muitos alimentos contêm proteínas, incluindo fontes animais e vegetais. A maioria é naturalmente sem glúten.

 

No entanto, ingredientes que contêm glúten, como molho de soja, farinha e vinagre de malte são frequentemente usados ​​como condimentos ou aromas. Eles podem ser adicionados a molhos e marinadas que normalmente são combinadas com alimentos protéicos.

 

Proteínas sem glúten

27 - Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, amendoim)

28 - Nozes e sementes

29 - Carne vermelha (carne fresca, carne de porco, cordeiro)

30 - Aves (frango fresco, peru)

31 - Frutos do mar (peixe fresco, mariscos)

32 - Alimentos tradicionais de soja (tofu)

Proteínas para tomar cuidado

- Carnes processadas, como cachorro-quente, calabresa, linguiça, salame e bacon

- Substitutos de carne, como hambúrgueres vegetarianos

- Carnes em hambúrgueres 

- Carnes moídas

- Proteínas que foram combinadas com molhos ou temperos

- Proteínas prontas para o consumo

Proteínas para evitar

- Qualquer carne, aves ou peixe empanados

- Proteínas que são combinadas com molho de soja à base de trigo


 

33-39. Lacticínios

 

A maioria dos produtos lácteos é naturalmente sem glúten. No entanto, aqueles com sabor e que contêm aditivos devem sempre ser verificados quanto ao glúten.

 

Alguns ingredientes comuns que contêm glúten e que podem ser adicionados aos laticínios incluem espessantes, malte e amido modificado.

 

Produtos lácteos sem glúten

33 - Leite

34 - Manteiga e ghee

35 - Queijo

36 - Cremes

37 - Queijo tipo cottage

38 - Nata

39 - Iogurte

Laticínios para tomar cuidado

Leites e iogurtes aromatizados

Queijos processados, como molhos e pastas de queijo

Sorvete, que às vezes é misturado com aditivos que contêm glúten

Laticínios a evitar

Bebidas de leite maltado

 

40-44. Gorduras e óleos

 

Gorduras e óleos são naturalmente sem glúten. Em alguns casos, os aditivos que podem ser misturados com gorduras e óleos para dar sabor e sabor.

 

Óleos e gorduras sem glúten

40 - Manteiga e ghee

41 - Azeitonas e azeite

42 - Abacates e óleo de abacate

43 - Óleo de coco

44 - Óleos vegetais e sementes, incluindo óleo de gergelim, óleo de canola e óleo de girassol

Gorduras e óleos para verificar novamente

- Sprays de cozinha

- Óleos com adição de sabores ou especiarias

 

45-51. Bebidas

 

Existem vários tipos de bebidas sem glúten para você aproveitar.

 

No entanto, algumas bebidas são misturadas com aditivos que contêm glúten como ingrediente. Além disso, algumas bebidas alcoólicas são feitas com malte, cevada e outros grãos que contêm glúten e devem ser evitadas com uma dieta sem glúten.

Bebidas sem glúten

45 - Água

46 - Suco de frutas 100%

47 - Café

48 - Chá

49 - Algumas bebidas alcoólicas, incluindo vinho, sidras duras e cervejas feitas a partir de grãos sem glúten, como trigo sarraceno ou sorgo.

50 - Bebidas esportivas, refrigerantes e energéticas

51 - Limonada

 

Observe que, embora essas bebidas sejam sem glúten, a maioria delas é melhor consumida com moderação devido ao seu teor de açúcar e álcool.

 

Bebidas para tomar cuidado

- Qualquer bebida com adição de aromas ou misturas, como refrigeradores de café

- Licores destilados, como vodka, gin e uísque - mesmo quando rotulados sem glúten, pois são conhecidos por desencadear uma reação em algumas pessoas

- Batidas pré-fabricadas

Bebidas para evitar

- Cervejas fabricadas a partir de grãos que contêm glúten

- Licores não destilados

- Outras bebidas de malte, como refrigeradores de vinho

 

52-54. Especiarias, Molhos e Condimentos

 

Especiarias, molhos e condimentos geralmente contêm glúten, mas são geralmente ignorados.

 

Embora a maioria das especiarias, molhos e condimentos sejam naturalmente sem glúten, os ingredientes que contêm glúten às vezes são adicionados a eles como emulsificantes, estabilizadores ou intensificadores de sabor.

 

Alguns ingredientes comuns que contêm glúten adicionados a especiarias, molhos e condimentos incluem amido modificado, maltodextrina, malte e farinha de trigo.

 

Especiarias, molhos e condimentos sem glúten

52 - Tamari

53 - Aminos de coco

54 - Vinagre branco, vinagre destilado e vinagre de maçã

Especiarias, molhos e condimentos para tomar cuidado

- Ketchup e mostarda

- Molho de tomate

- Picles

- Molhos de churrasco

- Maionese

- Molhos de salada

- Molhos de macarrão

- Especiarias secas

- Salsa

- Marinadas

- Misturas de molho e recheio

- Vinagre de arroz

Especiarias, molhos e condimentos para evitar

- Molho de soja à base de trigo e molho teriyaki

- Vinagre de malte

 

Ingredientes a serem observados

Aqui está uma lista de ingredientes e aditivos alimentares que podem indicar que um item contém glúten.

 

- Amido alimentar modificado e maltodextrina (se feitos de trigo, serão especificados no rótulo)

- Ingredientes à base de malte, incluindo vinagre de malte, extrato de malte e xarope de malte

- Molho de soja ou teriyaki

- Ingredientes à base de trigo, como proteína de trigo e farinha de trigo

 

Se você não tiver certeza se um produto contém glúten, é uma boa ideia entrar em contato com o fabricante para verificar novamente.

 

Por fim...

Se você evitar o glúten, há muitos alimentos que você pode escolher para garantir uma dieta bem equilibrada.

 

Muitos alimentos saudáveis ​​são naturalmente sem glúten, incluindo frutas, vegetais, carne fresca, peixe e aves, legumes, certos grãos integrais, laticínios e óleos.

 

Trigo, centeio e cevada são os principais alimentos que precisam ser evitados enquanto se segue uma dieta sem glúten. O glúten também é comumente adicionado aos alimentos processados, como itens enlatados e em caixas.

 

Além disso, alguns grãos, como aveia, podem estar contaminados com glúten, dependendo de onde foram processados.

 

O sucesso de uma dieta sem glúten se resume à verificação dos rótulos dos ingredientes, pois o glúten é frequentemente adicionado aos alimentos que você não esperaria. Os alimentos que contêm glúten serão rotulados como tal.

 

No entanto, se você se concentrar em comer principalmente alimentos frescos, integrais e sem glúten e uma quantidade mínima de alimentos processados, não terá problemas em seguir uma dieta sem glúten.

 

Em nossa categoria Alimentação Saudável você vai conferir diversos artigos sobre como manter as refeições sempre com vitaminas, minerais e fontes protéicas.

 

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Obrigado por ficar até aqui e até o próximo artigo!