6 dicas simples para manter a pele saudável

Publicado em 13/11/2020
6 dicas simples para manter a pele saudável

Sua personalidade é a representação holística de quem você é aos olhos de outra pessoa. E, portanto, sua pele desempenha um papel muito importante em como você é vista. É por isso que gastamos milhares de reais em cosméticos e em salões de beleza para tratamentos de pele. Por mais que funcionem para os retoques de última hora, há muitas coisas que você pode fazer diariamente para manter sua pele saudável. Confira neste artigo as principais causas de danos à pele e como evitá-los, além de dias para manter a pele saudável e os melhores alimentos para você consumir.

Causas de danos à pele

 

Antes de dar dicas de pele saudável, temos que fazer uma menção ao que é que causa tantos danos à sua pele. Abaixo mencionados estão os motivos.

 

1. Falta de hidratação

Assim como você precisa se hidratar para não sentir a sensação de garganta extremamente seca, é fundamental se hidratar para afastar a sensação de ressecamento e elasticidade da pele. 

 

As células da pele também são feitas de água e precisam ser reabastecidas para que a pele se mantenha hidratada. Beber muita água é a única maneira de fazer isso, porque a água é considerada o melhor alimento para a pele.

 

Artigo: Quanto de água devemos beber por dia?

 

2. Fumar

Quaisquer que sejam as razões pelas quais você começou, agora você deve ter percebido que isso não faz nada para reduzir seus níveis de estresse. 

 

A única coisa que ele consegue fazer além de torná-lo propenso a vários problemas respiratórios e cardíacos é secar sua pele e fazer você parecer uma placa rachada. 

 

Então, pare de fumar agora mesmo!

 

3. Danos solares

Como você se sente incrível aquelas poucas horas de diversão ao sol! Mas então, quando você se olha no espelho, seu rosto cai. Literalmente. Pois os danos que sua pele sofreu devido à exposição aos raios UV são evidentes. Você não pode evitar o sol, mas pode usar proteção solar. Nunca esqueça.

 

4. Falta de exercício

É claro que engorda e causa muitos mais problemas de saúde, mas também desempenha um papel na falta de brilho da pele. Não há fluxo de sangue suficiente, o que é essencial para o oxigênio viajar pelo corpo para cada célula, incluindo as células da pele.


 

Confira o melhores exercícios para fazer em casa  neste artigo. 

5. Maus hábitos alimentares

A pele precisa de nutrientes diferentes e aquelas fast food que você ama não estão onde você vai encontrar! Alimente sua pele com a comida certa e ela responderá com aquela aparência adorável que você deseja. Olho por olho!

 

Agora que você sabe o que precisa parar de fazer. Abaixo estão as dicas para uma pele saudável.

 

Na categoria alimentação saudável, você vai conferir diversas dicas de como comer melhor.

 

Como manter a pele saudável

 

Dica 1: maquiagem mínima

Meninas, vocês podem minimizar o uso de maquiagem? Realmente não é necessário usar sempre blush, corretivo, base, mousse ou seja o que for. Pode adicionar uma camada fina à sua pele, tornando-a brilhante, mas e quanto à sua pele real? Está realmente brilhando? 

 

Por mais cara que seja a marca, ela danifica muito a pele. Não estamos pedindo que você os jogue da prateleira; mantenha-os afastados para dias especiais. No resto do dia, tonifique e hidrate a pele, use protetor solar. Deixe sua pele respirar.

 

Dica 2: limpeza facial

Isso foi dito por todos os especialistas em beleza inúmeras vezes quando questionados sobre como manter a pele saudável. Mesmo se você estiver muito cansado após uma longa festa, limpe toda a sujeira e maquiagem de sua pele. Seu rosto precisa ser limpo de todos os produtos químicos da maquiagem. 

 

A maquiagem atua como uma máscara apertada em seu rosto, mantendo os poros faciais obstruídos. Se você for para a cama com toda essa maquiagem, vai acordar na manhã seguinte com uma enorme e embaraçosa espinha.

 

Dica 3: aplique protetor solar

O protetor solar é essencial para a sua pele. Os raios do sol são prejudiciais. 

 

Câncer de pele, envelhecimento precoce, erupções cutâneas, todos esses são causados ​​quando sua pele fica muito exposta ao sol sem qualquer proteção.

 

Use uma grande quantidade de protetor solar com FPS no rosto sempre que sair para proteger a pele de todas as anomalias causadas pelos raios nocivos do sol. Não se preocupe com a estação ou se o sol está alto hoje ou se está nublado. Use protetor solar sempre. 

 

Especialistas em beleza também aconselham o uso de protetores solares, mesmo se você estiver em casa ou dentro de um carro ou mesmo se estiver em um vôo. 

 

As celebridades juram que o protetor solar medido pelo FPS mantém a pele saudável e livre de doenças ou bronzeamento feio.

 

Dica 4: esfoliante o rosto

Todas as dicas de pele saudável para mulheres dizem que você deve esfoliar o rosto pelo menos duas vezes por semana. 

 

Esfregar o rosto vai livrar a pele do rosto de todas as células mortas que podem ter obstruído os poros, causando acne, cravos e espinhas. Esfregar o rosto também melhora a tez, adiciona brilho à pele e também limpa a pele de todas as toxinas. Não esfregue a pele diariamente, isso a tornará ainda mais seca.

 

Dica 5: hidratar

Sim, além de se manter hidratado internamente, use um bom hidratante para alimentar a pele. 

 

Os hidratantes por si só não adicionam muita umidade, mas eles retêm a umidade presente e são, portanto, essenciais para manter a pele hidratada. Depois do banho, torne uma rotina hidratar o rosto diariamente para mantê-lo hidratado. 

 

Antes de deitar, coloque uma toalha embebida em água morna no rosto e guarde por algum tempo. Dessa forma, os poros do rosto se abrirão permitindo que o hidratante penetre na pele.

 

Dica 6: coma alimentos adequados para ter uma pele saudável

A comida dá vida à sua pele. Tudo o que você ingere no dia a dia contribui para uma pele saudável. Só que você tem que cortar alguns e adicionar outros.

 

a. Alimentos ricos em vitamina C

Tenha frutas e vegetais ricos em vitamina C. A vitamina C fabrica colágeno, que é responsável pela firmeza de sua pele. Portanto, você entende muito bem que a falta de vitamina C em sua dieta levará à formação de rugas em uma idade precoce. 

 

A vitamina C também é um antioxidante que evita danos ao colágeno. 

 

Com alimentos ricos em vitamina C em sua dieta, sua pele não sofrerá de ressecamento, rugas e linhas finas ao redor dos olhos ou lábios. 

 

Tenha todas as frutas cítricas, morangos, brócolis e pimentão vermelho para tonificar a pele com aparência mais jovem.

 

Artigo: Vitamina C: 28 benefícios para sua saúde

 

b. Vitamina A

Quem não quer uma pele lisa? Todos nós fazemos, mas para isso não precisamos gastar milhares de reais quando temos a solução em nossa geladeira. 

 

Todos os vegetais com folhas vermelhas, laranja e verdes são ricas fontes de beta-caroteno (uma forma de vitamina A). 

 

É necessário para a formação de células e, portanto, a superfície da pele permanece lisa e palpável. 

 

Os carotenóides também protegem a pele do sol. Nabos, batata-doce, cenoura, espinafre, abóbora, todos são fontes ricas em Vit A.

 

c. Gorduras saudáveis

As nozes são gordurosas, mas estão cheias de ácidos graxos ômega-3 saudáveis. Isso se enquadra na categoria saudável de gorduras que é essencial para nós. 

 

Coma um punhado de amêndoas e nozes diariamente para uma pele clara e macia. As sementes de linho são outra boa opção para consumir gorduras ômega-3. 

 

Se você não é vegetariano, coma salmão pelo menos duas vezes por semana. Este peixe também é rico em gorduras ômega-3.

 

O óleo no qual você cozinha seus alimentos também deve ser cuidado. Mude para o azeite de oliva, que é uma fonte rica em gorduras monoinsaturadas. Ele trará um brilho radiante à sua pele.

 

Artigo: 8 mitos sobre colesterol e gordura na sua dieta

 

d. Tomates

O tomate não precisa de uma menção muito especial quando se trata de pele facial saudável. Eles contêm um ingrediente mágico chamado lipoceno, que é um antioxidante que ajuda a combater a velhice. 

 

Ele pode manter sua pele longe de todos os sinais de velhice, como rugas, manchas e manchas escuras ou pele flácida.

 

e. Zinco e ferro

Ovos, carne magra, ostras e cereais fornecem uma boa quantidade de zinco e ferro ao seu corpo que transmite aquele brilho tão desejado como a celebridade. 

 

O zinco ajuda na produção de células e no desgaste natural das células mortas, dando ao seu rosto uma aparência renovada. 

 

O ferro é necessário para transportar oxigênio pelo corpo, o que dá um brilho avermelhado ao rosto.

 

f. Fibras:

Se você sofre de acne com frequência, é hora de pensar em incluir alimentos ricos em fibras em sua dieta. 

 

Uma das razões para o aparecimento de acne é a indigestão. E a melhor solução descoberta até agora para melhorar seu sistema digestivo é ingerir alimentos ricos em fibras

 

Comer pães integrais, arroz integral, maçãs, bananas, aveia são soluções comprovadas para minimizar a acne.



 

g. Água:

Beba bastante água ao longo do dia para manter a pele hidratada. Não deixe sua pele ficar com sede. 

 

Para uma aparência macia, flexível e orvalhada, a água é obrigatória. Siga este regime de dieta para uma pele saudável e reduza o consumo de alimentos gordurosos fritos e não saudáveis.

 

Por fim…

 

Se você conseguir seguir as dicas acima, em poucas semanas já vai sentir diferença no visual.

 

Não é fácil manter a pele saudável com a correria do dia a dia, mas se apenas criarmos novos hábitos, com o tempo isso será rotina.

 

Caso você prefira utilizar suplementos de colágeno para melhorar e ter resultados mais rápidos, a Amazon fornece milhares de suplementos de alta qualidade. Clique aqui para conferir.

 

Agradecemos por ficar até aqui e até o próximo artigo.