A dieta alcalina: uma revisão baseada em evidências

Publicado em 20/02/2020
A dieta alcalina: uma revisão baseada em evidências

A dieta alcalina é baseada na ideia de que substituir alimentos que formam ácidos por alimentos alcalinos pode melhorar sua saúde. Os defensores desta dieta ainda afirmam que ela pode ajudar a combater doenças graves como o câncer. Este artigo examina a ciência por trás da dieta alcalina. Confira.

O que é a dieta alcalina?

 

A dieta alcalina também é conhecida como dieta ácido-alcalina ou dieta de cinzas alcalinas.

 

Sua premissa é que sua dieta pode alterar o valor do pH - a medição da acidez ou alcalinidade - do seu corpo.

 

Seu metabolismo - a conversão de alimentos em energia - às vezes é comparado ao fogo. Ambos envolvem uma reação química que quebra uma massa sólida.

 

No entanto, as reações químicas em seu corpo acontecem de maneira lenta e controlada.

 

Quando as coisas queimam, um resíduo de cinzas é deixado para trás. Da mesma forma, os alimentos que você come deixam um resíduo de "cinza" conhecido como lixo metabólico.

 

Esse desperdício metabólico pode ser alcalino, neutro ou ácido. Os defensores desta dieta afirmam que o lixo metabólico pode afetar diretamente a acidez do seu corpo.

 

Em outras palavras, se você come alimentos que deixam cinzas ácidas, isso torna seu sangue mais ácido. Se você come alimentos que deixam cinzas alcalinas, o sangue fica mais alcalino.

 

De acordo com a hipótese da cinza ácida, acredita-se que a cinza ácida o torne vulnerável a doenças, enquanto a cinza alcalina é considerada protetora.

 

Ao escolher mais alimentos alcalinos, você poderá "alcalinizar" seu corpo e melhorar sua saúde.

 

Os componentes alimentares que deixam uma cinza ácida incluem proteínas, fosfato e enxofre, enquanto os componentes alcalinos incluem cálcio, magnésio e potássio.

 

Certos grupos de alimentos são considerados ácidos, alcalinos ou neutros:

 

Ácido: carne, aves, peixe, laticínios, ovos, grãos, álcool

Neutro: gorduras naturais, amidos e açúcares

Alcalina: frutas, nozes, legumes e vegetais

 

Segundo os proponentes da dieta alcalina, os resíduos metabólicos - ou cinzas - deixados pela queima de alimentos podem afetar diretamente a acidez ou alcalinidade do seu corpo.

 

Níveis regulares de pH em seu corpo

Ao discutir a dieta alcalina, é importante entender o pH.

 

Simplificando, o pH é uma medida de quão algo ácido ou alcalino é.

 

O valor do pH varia de 0 a 14:

 

Ácido: 0,0–6,9

Neutro: 7.0

Alcalina (ou básica): 7.1-14.0

 

Muitos defensores desta dieta sugerem que as pessoas monitorem o pH de sua urina para garantir que ela seja alcalina (acima de 7) e não ácida (abaixo de 7).

 

No entanto, é importante notar que o pH varia muito dentro do seu corpo. Enquanto algumas partes são ácidas, outras são alcalinas - não há um nível definido.

 

Seu estômago está carregado com ácido clorídrico, fornecendo um pH de 2 a 3,5, que é altamente ácido. Essa acidez é necessária para quebrar os alimentos.

 

Por outro lado, o sangue humano é sempre levemente alcalino, com um pH de 7,36 a 7,44.

 

Quando o pH do seu sangue cai fora da faixa normal, pode ser fatal se não for tratado.

 

No entanto, isso ocorre apenas em certos estados de doença, como cetoacidose causada por diabetes, fome ou ingestão de álcool.

 

O valor do pH mede a acidez ou alcalinidade de uma substância. Por exemplo, o ácido estomacal é altamente ácido, enquanto o sangue é levemente alcalino.

 

Os alimentos afetam o pH da urina, mas não o sangue

 

É fundamental para a sua saúde que o pH do seu sangue permaneça constante.

 

Se caísse fora do intervalo normal, suas células parariam de funcionar e você morreria muito rapidamente se não fosse tratado.

 

Por esse motivo, seu corpo tem muitas maneiras eficazes de regular de perto seu equilíbrio de pH. Isso é conhecido como homeostase ácido-base.

 

De fato, é quase impossível para os alimentos alterar o valor do pH do sangue em pessoas saudáveis, embora pequenas flutuações possam ocorrer dentro da faixa normal.

 

No entanto, os alimentos podem alterar o valor de pH da urina - embora o efeito seja um pouco variável.

 

A excreção de ácidos na urina é uma das principais maneiras de o corpo regular o pH do sangue.

 

Se você comer um bife grande, sua urina ficará mais ácida várias horas depois, pois seu corpo remove os resíduos metabólicos do seu sistema.

 

Portanto, o pH da urina é um fraco indicador do pH geral do corpo e da saúde geral. Também pode ser influenciado por outros fatores além da sua dieta.

 

Seu corpo regula firmemente os níveis de pH no sangue. Em pessoas saudáveis, a dieta não afeta significativamente o pH do sangue, mas pode alterar o pH da urina.

 

Alimentos que formam ácidos e osteoporose

A osteoporose é uma doença óssea progressiva caracterizada por uma diminuição no conteúdo mineral ósseo.

 

É particularmente comum entre mulheres na pós-menopausa e pode aumentar drasticamente o risco de fraturas.

 

Muitos defensores da dieta alcalina acreditam que, para manter um pH constante no sangue, seu corpo toma minerais alcalinos, como o cálcio dos ossos, para amortecer os ácidos dos alimentos que ingerem ácidos.

 

De acordo com essa teoria, dietas formadoras de ácido, como a dieta ocidental padrão, causarão uma perda na densidade mineral óssea. Essa teoria é conhecida como "hipótese da osteoporose das cinzas ácidas".

 

No entanto, essa teoria ignora a função dos seus rins, que são fundamentais para remover ácidos e regular o pH do corpo.

 

Os rins produzem íons bicarbonato que neutralizam os ácidos no sangue, permitindo que o corpo controle de perto o pH do sangue.

 

Seu sistema respiratório também está envolvido no controle do pH do sangue. Quando os íons bicarbonato dos rins se ligam aos ácidos no sangue, eles formam dióxido de carbono, que você expira e água.

 

A hipótese da cinza ácida também ignora um dos principais fatores da osteoporose - uma perda no colágeno protéico do osso.

 

Ironicamente, essa perda de colágeno está fortemente ligada a baixos níveis de dois ácidos - ácido ortossilícico e ácido ascórbico ou vitamina C - em sua dieta.

 

Lembre-se de que as evidências científicas que ligam o ácido da dieta à densidade óssea ou ao risco de fratura são misturadas. Embora muitos estudos observacionais não tenham encontrado associação, outros detectaram um vínculo significativo.

 

Os ensaios clínicos, que tendem a ser mais precisos, concluíram que as dietas que formam ácidos não afetam os níveis de cálcio em seu corpo.

 

De qualquer forma, essas dietas melhoram a saúde óssea aumentando a retenção de cálcio e ativando o hormônio IGF-1, que estimula o reparo de músculos e ossos.

 

Como tal, uma dieta rica em proteínas e formadora de ácido provavelmente está ligada a uma melhor saúde óssea - não pior.

 

Embora a evidência seja mista, a maioria das pesquisas não apóia a teoria de que dietas que formam ácidos prejudicam seus ossos. A proteína, um nutriente ácido, parece até ser benéfica.

 

Acidez e câncer

Muitas pessoas argumentam que o câncer cresce apenas em um ambiente ácido e pode ser tratado ou mesmo curado com uma dieta alcalina.

 

No entanto, análises abrangentes sobre a relação entre acidose induzida pela dieta - ou aumento da acidez sanguínea causada pela dieta - e câncer concluíram que não há ligação direta.

 

Primeiro, os alimentos não influenciam significativamente o pH do sangue.

 

Segundo, mesmo que você assuma que os alimentos possam alterar drasticamente o valor do pH do sangue ou de outros tecidos, as células cancerígenas não se restringem a ambientes ácidos.

 

De fato, o câncer cresce no tecido normal do corpo, que tem um pH ligeiramente alcalino de 7,4. Entre muitas experiências realizadas, cresceram células cancerígenas com sucesso em um ambiente alcalino.

 

E enquanto os tumores crescem mais rapidamente em ambientes ácidos, eles mesmos criam essa acidez. Não é o ambiente ácido que cria as células cancerígenas, mas as células cancerosas que criam o ambiente ácido.

 

Não há ligação entre uma dieta formadora de ácido e o câncer. As células cancerígenas também crescem em ambientes alcalinos.

 

Dietas ancestrais e acidez

 

Examinar a teoria ácido-alcalina de uma perspectiva evolutiva e científica revela discrepâncias.

 

Um estudo estimou que 87% dos humanos pré-agrícolas consumiam dietas alcalinas e formaram o argumento central por trás da dieta alcalina moderna.

 

Pesquisas mais recentes aproximam que metade dos seres humanos pré-agrícolas consumia dietas líquidas formadoras de alcalina, enquanto a outra metade consumia dietas líquidas formadoras de ácido.

 

Lembre-se de que nossos ancestrais remotos viviam em climas muito diferentes, com acesso a diversos alimentos. De fato, dietas formadoras de ácido eram mais comuns à medida que as pessoas se moviam para o norte do equador, para longe dos trópicos.

 

Embora cerca de metade dos caçadores-coletores estejam comendo uma dieta líquida de formação de ácido, acredita-se que as doenças modernas tenham sido muito menos comuns.

 

Estudos atuais sugerem que cerca de metade das dietas ancestrais formavam ácido, especialmente entre pessoas que moravam longe do equador.

 

Conclusão

A dieta alcalina é bastante saudável, incentivando uma alta ingestão de frutas, vegetais e alimentos saudáveis, ao mesmo tempo que restringe as comidas processadas.

 

No entanto, é suspeita a noção de que a dieta melhora a saúde devido aos seus efeitos alcalinizantes. Essas alegações não foram comprovadas por estudos humanos confiáveis.

 

Alguns estudos sugerem efeitos positivos em um subconjunto muito pequeno da população. 

 

Especificamente, uma dieta alcalinizante com poucas proteínas pode beneficiar pessoas com doença renal crônica.

 

Em geral, a dieta alcalina é saudável porque é baseada em alimentos integrais e não processados. Nenhuma evidência confiável sugere que isso tenha algo a ver com os níveis de pH.

 

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