Alimentos para recuperar a flora intestinal

Publicado em 21/10/2020
Alimentos para recuperar a flora intestinal

Quer saber como você pode regular sua função intestinal e restaurar sua flora naturalmente? Em geral, não prestamos muita atenção em nossos intestinos. No entanto, intestinos que não funcionam de forma equilibrada são uma fonte de toxinas para o corpo e também impedem a assimilação adequada dos nutrientes dos alimentos que ingere. Neste artigo, explicaremos como você pode regular sua função intestinal e restaurar sua flora naturalmente. Isso se deve a alguns alimentos probióticos essenciais em sua dieta. Também falaremos sobre alguns alimentos bons para recuperar a flora intestinal.

Flora é definida como um grupo de bactérias que pertencem a uma determinada área. Flora intestinal, ou a flora em nossos intestinos, refere-se ao grupo de bactérias que reside em nossos intestinos. 

 

A flora intestinal é muito importante para o nosso metabolismo e para a proteção do nosso sistema imunológico.


 

Probióticos

Probióticos são bactérias vivas que passaram por um processo de fermentação natural. Vamos falar sobre esses certos alimentos neste artigo.

 

Esses microrganismos ajudam a estimular o sistema imunológico e a restaurar a flora intestinal. Sua flora intestinal pode sofrer as consequências de uma dieta pobre, antibióticos e problemas intestinais.

 

Comer probióticos todos os dias ajudará a melhorar significativamente alguns problemas de saúde:

 

- Constipação

- Gás e flatulência

- Inchaço após comer

- Doença de Crohn

- Síndrome do intestino irritável


 

Iogurte

O iogurte é um alimento que pode ser muito saudável e pode ajudar a restaurar a flora intestinal. Também pode ser um alimento natural, se você mesmo o fizer em casa. Como resultado, você evitará os corantes, aromas e açúcares que eles adicionam ao iogurte aromatizado vendido nas lojas.

 

Fazer iogurte em casa é muito mais fácil do que você imagina. Além disso, permitirá que você se beneficie de todas as suas propriedades, use um leite de qualidade e economize dinheiro. Seu sabor também é delicioso.

Kefir

O kefir é ainda mais saudável e digestivo do que o iogurte porque é rico em fermento vivo e contém menos lactose. Tem um sabor ligeiramente ácido, mas pode adoçar com um pouco de mel ou xarope de agave.

 

Kefir é um fungo vivo que você deve colocar em um recipiente com leite (vaca, cabra, ovelha, etc.). Após 24 a 48 horas, coe e beba ou guarde na geladeira. Certifique-se de colocar o fungo de volta com o leite para que fermenta.

 

É importante notar que existem pessoas que não toleram bem a lactose, mas digerem bem os produtos fermentados de lactose.

 

Chucrute ou Repolho Fermentado

 

O chucrute é um alimento típico de alguns países europeus como Alemanha ou Polônia, onde o servem como cobertura para carnes e peixes para facilitar a digestão.

 

É feito fermentando folhas de couve com água e sal.

 

O chucrute que realmente melhora a nossa flora bacteriana intestinal é o tipo que é feito naturalmente, fermentado com sal e não é vendido na maioria das lojas, que contém vinagre ou álcool.

 

É por isso que recomendamos que você mesmo faça. Você pode experimentá-lo com diferentes tipos de repolho e outros vegetais.

 

Abacaxi Fermentado

 

Esta deliciosa receita que costuma ser feita na América Central e do Sul não é muito difícil de fazer e você pode beber todos os dias com o estômago vazio.

 

É uma bebida fermentada à base de casca de abacaxi. É por isso que também é muito barato e uma receita fácil de fazer.

 

Faça da seguinte maneira:

 

1 - Você vai precisar de um abacaxi grande (ou dois médios) que tenha a pele madura e com aparência saudável.

2 - Lave e descasque.

3 - Corte a pele em pequenos pedaços e coloque-os em um recipiente de vidro ou cerâmica que possa selar hermeticamente.

4 - Coloque dois litros de água e 500 gotas de açúcar mascavo ou de cana neste recipiente.

5 - Feche bem e deixe repousar em local aquecido por 48 horas.

Passados ​​os dois dias, coar para que não fiquem sobras, adicionar outro litro de água e deixar repousar por 12 horas.

6 - Passado esse tempo, acrescente 750 mL de água e a bebida estará pronta.

7 - Antes de servir, recomendamos resfriá-lo no freezer.

8 - Guarde-o frio.

 

Durante o processo de fermentação, essa bebida produzirá inicialmente microrganismos probióticos. No entanto, certifique-se de seguir as instruções para as recomendações de tempo, pois deixá-lo descansar por mais tempo pode fazer com que a mistura se transforme em vinagre.


 

Alimentos bons para recuperar a flora intestinal

 

1 - Alimentos fermentados e cultivados. Kefir, iogurte, missô, kim-chi, natto, chucrute e outros vegetais em conserva naturais contêm diferentes tipos de bactérias probióticas. 


 

2 - Alimentos Prebióticos. Alimentos ricos em fibras em geral. 

 

Em particular, quero procurar alimentos ricos em fibras solúveis, como sementes de linhaça e chia, feijão e legumes, maçãs, aveia e farelo de aveia.


 

3 - Vegetais Crus. Frutas frescas e vegetais também são boas fontes de fibra. E quando você os come crus, é mais provável que você pegue alguns dos micróbios que vivem no solo onde são cultivados. 

 

Por fim...

1. Probióticos 

São importantes para a saúde - tudo, desde a saúde da pele até a inflamação e a cognição, pode ser afetado pelas bactérias em seu intestino.

 

2. Obter probióticos naturalmente sem tomar suplementos 

Os probióticos ocorrem naturalmente em certos alimentos. Algumas das melhores fontes de probióticos naturais incluem picles, kimchi, chucrute, tempeh, missô, kefir, kombucha e iogurte. 

 

Fontes lácteas, como iogurte e kefir, são as duas principais opções porque bactérias a passar o ácido estomacal mortal.

 

3. Os probióticos precisam de prebióticos 

Para sobreviver em nossos intestinos, como bactérias probióticas precisam de prebióticos para se alimentar, que consistem em fibras e açúcares. Cebola, alho, banana, maçã, aveia ... há muitas boas fontes prebióticas que são comuns.

 

4. Evite bebidas / alimentos não saudáveis ​​

Existem certos alimentos que devem ser evitados para manter uma microbiota intestinal saudável e equilibrada. Isso inclui fast foods gordurosos, alimentos sobrecarregados com conservantes, adoçantes artificiais, muito álcool de certos tipos e assim por diante.

 

Um intestino saudável não é algo que você precisa sair e gastar muito dinheiro para personalizar-lo. 

 

Você só precisa estar atento ao que está colocando em seu corpo, evitando alimentos que não são saudáveis ​​e aumentando a ingestão de boas fontes naturais de probióticos.

 

Provavelmente, é melhor evitar qualquer tipo de alimento excessivamente processado. E de modo geral, quanto mais natural e orgânico para o alimento, melhor.

 

Lembre-se:

Um dos últimos pontos a serem lembrados é que nem todos os picles fornecem a mesma quantidade de probióticos. As bactérias podem ser muito frágeis e cultivá-las na alimentação pode ser um desafio.

 

Uma marca de chucrute orgânico pode fornecer uma fonte adequada de probióticos, enquanto outra marca de chucrute orgânico dificilmente fornecerá.

 

Pode ser difícil saber exatamente o que você está comprando na loja e o que está ingerindo ... então, uma boa dica é verificar o rótulo de cada produto.

 

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Obrigado por ficar até aqui e até o próximo post!