Café: Quais os Benefícios e os Riscos de tomar

Publicado em 03/01/2020
Café: Quais os Benefícios e os Riscos de tomar

Quando as pessoas pensam no café, geralmente pensam em sua capacidade de fornecer um impulso energético. No entanto, de acordo com algumas pesquisas, também pode oferecer outros benefícios importantes à saúde, como menor risco de câncer de fígado, diabetes tipo 2 e insuficiência cardíaca. Em todo o mundo, os especialistas estimam que as pessoas consomem cerca de 2,25 bilhões de xícaras de café por dia. Este artigo analisa os benefícios para a saúde de beber café, as evidências que os sustentam e os riscos de beber café.

Os pesquisadores analisaram os benefícios de beber café para condições como diabetes, doenças cardiovasculares, doenças inflamatórias intestinais e doenças do fígado. 

 

Há evidências para apoiar algumas dessas reivindicações, mas não todas.

 

O café contém vários nutrientes úteis, incluindo riboflavina (vitamina B-2), niacina (vitamina B-3), magnésio, potássio e vários compostos fenólicos ou antioxidantes. Alguns especialistas sugerem que esses e outros ingredientes do café podem beneficiar o corpo humano de várias maneiras.

5 benefícios de beber café

 

Os benefícios potenciais à saúde associados à ingestão de café incluem:

 

proteção contra diabetes tipo 2, doença de Parkinson, doença hepática, câncer de fígado e doenças cardíacas.

 

Nas seções abaixo, abordamos esses benefícios em mais detalhes.

 

1. Café e diabetes

 

O café pode ajudar a proteger contra o diabetes tipo 2.

 

Em 2014, pesquisadores que reuniram dados sobre mais de 48.000 pessoas descobriram que aqueles que aumentaram seu consumo de café em pelo menos uma xícara por dia durante quatro anos tiveram um risco 11% menor de diabetes tipo 2 do que aqueles que não aumentaram sua ingestão.

 

Uma meta-análise de 2017 concluiu que as pessoas que bebiam quatro a seis xícaras de café com cafeína ou descafeinado por dia, pareciam ter um risco menor de síndrome metabólica, incluindo diabetes tipo 2.

 

2. Café e doença de Parkinson

Vários estudos mostraram que a cafeína, presente no café e em muitas outras bebidas, pode ajudar a proteger contra a doença de Parkinson.

 

Uma equipe concluiu que homens que bebem mais de quatro xícaras de café por dia podem ter um risco cinco vezes menor de Parkinson do que aqueles que não tomam.

 

Além disso, a cafeína no café pode ajudar a controlar o movimento em pessoas com Parkinson, de acordo com um estudo de 2012.

 

Os resultados desta meta-análise de 2017 sugeriram uma ligação entre o consumo de café e um menor risco de doença de Parkinson, mesmo entre pessoas que fumam. Essa equipe também descobriu que as pessoas que tomam café podem ter menos chances de sofrer de depressão e condições cognitivas, como a doença de Alzheimer.

 

PS: Não havia evidências suficientes para provar que beber café descafeinado ajudaria a prevenir a doença de Parkinson.

 

3. Café e câncer de fígado

Pesquisadores italianos descobriram que o consumo de café reduz o risco de câncer de fígado em cerca de 40%. Alguns dos resultados sugerem que pessoas que bebem três xícaras por dia podem ter um risco 50% menor.

 

Além disso, uma revisão da literatura de 2019 concluiu que "a ingestão de café provavelmente reduz o risco de câncer de fígado".

 

4. Café e outras doenças hepáticas

Nesta mesma meta-análise de 2017, concluiu que consumir qualquer tipo de café parecia reduzir o risco de câncer de fígado, doença hepática gordurosa e cirrose.

 

As pessoas que consomem café também podem ter um risco menor de doença da vesícula biliar.

 

Em 2014, os pesquisadores analisaram o consumo de café entre pessoas com colangite esclerosante primária (PSC) e cirrose biliar primária (PBC). 

 

Estas são condições autoimunes que afetam os ductos biliares no fígado.

 

Eles descobriram que as pessoas com PSC eram mais propensas a ter uma menor ingestão de café do que aquelas sem a condição. Não havia evidências que sugerissem que a ingestão de café fosse diferente entre pessoas com ou sem PBC.

 

Além disso, um estudo de 2014 sugeriu uma ligação entre o consumo de café e um menor risco de morte por cirrose não viral relacionada à hepatite. 

 

Os pesquisadores sugeriram que beber duas ou mais xícaras de café todos os dias pode reduzir o risco em 66%.

 

5. Saúde do café e do coração

Um estudo de 2012 concluiu que beber café com moderação ou consumir cerca de duas porções de 20 ml por dia, pode proteger contra insuficiência cardíaca.

 

Pessoas que bebiam quantidades moderadas de café por dia tinham um risco 11% menor de insuficiência cardíaca do que aquelas que não tomavam.

 

Nesta mesma pesquisa de 2017 foi descoberto que o consumo de cafeína pode ter pelo menos um pequeno benefício para a saúde cardiovascular, incluindo pressão arterial.

 

Alguns estudos, no entanto, encontraram níveis mais altos de lipídios no sangue (gordura) e colesterol em pessoas que consumiram mais café.

 

Valor nutricional

 

O café preto comum (sem leite ou creme) é pobre em calorias. De fato, uma xícara típica de café preto contém apenas cerca de 2 calorias. No entanto, adicionar creme ou açúcar aumentará o valor calórico.

 

Os grãos de café também contém polifenóis, um tipo de antioxidante.

 

Os antioxidantes podem ajudar a livrar o corpo dos radicais livres, um tipo de resíduo que o corpo produz naturalmente como resultado de certos processos.

 

Os radicais livres são tóxicos e podem causar inflamação. Os cientistas descobriram ligações entre inflamação e vários aspectos da síndrome metabólica, incluindo diabetes tipo 2 e obesidade.

 

Em 2018, alguns pesquisadores sugeriram que o conteúdo antioxidante do café pode oferecer proteção contra a síndrome metabólica.

 

Embora os cientistas possam provar que certos compostos estão presentes nos grãos de café, ainda não está claro o que acontece com eles quando entram no corpo humano.

 

Riscos

 

Beber muito café também pode ter alguns efeitos adversos. 

 

Abaixo, abordamos alguns desses riscos.

 

Fraturas ósseas

Alguns estudos descobriram que mulheres que bebem muito café podem ter um risco maior de fraturas ósseas.

 

Homens com uma maior ingestão de café, por outro lado, parecem ter um risco ligeiramente menor.

 

Gravidez

Os pesquisadores acrescentaram que o consumo de café pode não ser seguro durante a gravidez. De fato, existem evidências que sugerem uma ligação entre alto consumo de café e perda do bebê, baixo peso ao nascer e parto prematuro.

 

Endometriose

Pode haver um risco maior de endometriose entre as mulheres que tomam café, mas não há evidências suficientes para confirmar essa ligação.

 

Doença do refluxo gastroesofágico

Pessoas que bebem muito café podem ter um risco ligeiramente maior dessa condição.

 

Ansiedade

Consumir quantidades elevadas de cafeína pode aumentar o risco de ansiedade, especialmente entre pessoas com transtorno do pânico ou transtorno de ansiedade social. Mesmo sendo incomum, pode desencadear mania e psicose naqueles que são suscetíveis.

 

Saúde mental

Um estudo de 2016 concluiu que uma alta ingestão de cafeína durante a adolescência pode levar a alterações permanentes no cérebro.

 

Os cientistas envolvidos no estudo expressaram preocupação de que isso possa aumentar o risco de doenças relacionadas à ansiedade na idade adulta.

 

Presença de ingredientes tóxicos

Em 2015, os pesquisadores descobriram níveis relativamente altos de micotoxinas no café comercial. As micotoxinas são substâncias tóxicas que podem contaminar o café como um produto natural.


 

Concluindo

Uma metanálise de 2017 concluiu que "geralmente é seguro" para a maioria das pessoas consumir de três a quatro xícaras de café por dia, e que isso pode realmente reduzir o risco de certas doenças.

 

Os autores do estudo alertam, no entanto, que fumar pode anular quaisquer benefícios de tomar café.

 

A cafeína é uma característica importante do café, mas o café contém muitos compostos e existem diferentes maneiras de consumi-lo. Isso dificulta determinar exatamente como o café afeta uma pessoa e quais componentes têm benefícios e riscos.

 

Uma pessoa que deseja obter os benefícios de saúde do café deve evitar exceder a ingestão diária recomendada e tentar monitorar os ingredientes que adicionar, como açúcar, creme ou aromas, pois esses podem não ser saudáveis.

 

Mulheres grávidas e pessoas em risco de fraturas ósseas devem evitar o café.

 

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Octavio - Café Especial

 

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