Chá verde vs chá preto: qual é mais saudável?

Publicado em 23/12/2019
Chá verde vs chá preto: qual é mais saudável?

O chá é amado por pessoas de todo o mundo. O chá verde e preto são feitos das folhas da planta Camellia sinensis. A principal diferença entre os dois é que o chá preto é oxidado e o chá verde não. Para fazer chá preto, as folhas são enroladas primeiro e depois expostas ao ar para desencadear o processo de oxidação. Essa reação faz com que as folhas fiquem marrons escuras e permite que os sabores aumentem e se intensifiquem. Por outro lado, o chá verde é processado para evitar a oxidação e, portanto, é muito mais claro que o chá preto. Este artigo explora a pesquisa por trás do chá verde e preto para determinar qual é o mais saudável.

Benefícios do chá verde e preto

Embora o chá verde e preto sejam diferentes, eles podem fornecer alguns dos mesmos benefícios à saúde.

 

Pode proteger seu coração

Tanto o chá verde quanto o preto são ricos em um grupo de antioxidantes protetores chamados polifenóis.

 

Especificamente, eles contêm flavonóides, um subgrupo de polifenóis.

 

No entanto, o tipo e a quantidade de flavonóides que eles contêm diferem. Por exemplo, o chá verde contém uma quantidade muito maior de epigalocatequina-3-galato (EGCG), enquanto o chá preto é uma fonte rica de flavonóides.

 

Pensa-se que os flavonóides do chá verde e preto protegem o seu coração.

 

Um estudo em animais descobriu que o chá verde e preto eram igualmente eficazes na prevenção da formação de placas nos vasos sanguíneos em 26% na dose mais baixa e em até 68% na dose mais alta.

 

O estudo também descobriu que ambos os tipos de chá ajudaram a reduzir o LDL colesterol (ruim) e triglicerídeos.

 

Além disso, duas avaliações que examinaram mais de 10 estudos de qualidade descobriram que beber chá verde e preto pode reduzir sua pressão arterial.

Outra revisão dos estudos sobre chá verde constatou que as pessoas que bebiam 1-3 copos por dia tiveram um risco reduzido de 19% e 36% de ataque cardíaco e derrame, respectivamente, em comparação com aquelas que consumiam menos de 1 xícara de chá verde por dia.

 

Da mesma forma, beber pelo menos 3 xícaras de chá preto pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 11%.

 

Pode aumentar a função cerebral

O chá verde e preto contêm cafeína, um estimulante bastante conhecido.

 

O chá verde contém menos cafeína do que o chá preto - cerca de 35 mg por xícara de 230 ml, em comparação com 39-109 mg para a mesma porção de chá preto.

 

A cafeína estimula o sistema nervoso, bloqueando o neurotransmissor inibidor da adenosina. Também ajuda na liberação de neurotransmissores que melhoram o humor, como dopamina e serotonina.

 

Como resultado, a cafeína pode aumentar o estado de alerta, humor, vigilância, tempo de reação e recuperação a curto prazo.

 

Os chás verde e preto também contêm o aminoácido L-teanina, que não está presente no café.

 

Pensa-se que a L-teanina atravessa a barreira hematoencefálica e desencadeia a liberação de um neurotransmissor inibitório no cérebro chamado ácido gama-aminobutírico (GABA), que produz um estado relaxante, mas alerta.

 

Ao mesmo tempo, promove a liberação dos hormônios dopamina e serotonina.

 

Pensa-se que a L-teanina equilibra os efeitos da cafeína. A combinação dessas duas substâncias pode até ser sinérgica, pois um estudo descobriu que as pessoas que ingeriram L-teanina e cafeína juntas tiveram melhor atenção do que quando uma delas foi usada sozinha.

 

Em geral, há um pouco mais de L-teanina no chá verde do que no chá preto, embora as quantidades possam variar consideravelmente.

 

Tanto o chá verde quanto o preto são ótimas alternativas ao café para quem quer melhorar o humor sem o estado de inquietação do café.

 

O chá verde e preto contém polifenóis com fortes efeitos antioxidantes, potencialmente reduzindo o risco de doenças cardíacas. Além disso, ambos têm cafeína para aumentar o estado de alerta e foco e L-theanina, que libera estresse e acalma o corpo.

 

O chá verde é rico no poderoso antioxidante EGCG


 

O chá verde é uma excelente fonte do potente antioxidante epigalocatequina-3-galato (EGCG).

 

Embora o chá verde contenha outros polifenóis, como catequina e ácido gálico, o EGCG é considerado o mais poderoso e provavelmente responsável por muitos dos benefícios de saúde do chá verde.

 

Aqui está uma lista dos possíveis benefícios do EGCG no chá verde:

 

Câncer. Estudos em tubo de ensaio descobriram que o EGCG no chá verde pode inibir a multiplicação de células cancerígenas e causar a morte de células cancerígenas.

Doença de Alzheimer. O EGCG pode reduzir os efeitos nocivos das placas amilóides, que se acumulam nos pacientes de Alzheimer.

Anti-fadiga. Um estudo descobriu que camundongos que consumiam uma bebida contendo EGCG tinham tempos de atividades prolongadas antes da exaustão, comparados com aqueles que bebiam apenas água.

Proteção do fígado. Demonstrou-se que o EGCG reduz o desenvolvimento de fígado gorduroso em camundongos com uma dieta rica em gorduras.

Antimicrobiano. Esse antioxidante pode causar danos às paredes celulares bacterianas e até reduzir a transmissão de alguns vírus.

Calmante. Pode interagir com os receptores do seu cérebro para exercer um efeito calmante no seu corpo.

 

Embora a maioria das pesquisas sobre o EGCG no chá verde tenha sido realizada em estudos com tubos de ensaio ou em animais, as descobertas dão credibilidade aos benefícios relatados já há muito tempo sobre o poder do chá verde.

 

O chá verde contém EGCG, um antioxidante que estudos em tubo de ensaio e em animais demonstraram que podem combater o câncer e as células bacterianas e proteger o cérebro e o fígado.

 

O chá preto contém flavonoides benéficos


 

Os flavonóides são um grupo de polifenóis exclusivos do chá preto.

 

Eles são formados durante o processo de oxidação e representam 3 a 6% de todos os polifenóis no chá preto.

 

Os flavonóides parecem oferecer muitos benefícios à saúde - todos relacionados à sua capacidade antioxidante.

 

Esses polifenóis podem proteger as células de gordura dos danos causados ??pelos radicais livres e podem apoiar a produção antioxidante natural do seu corpo.

 

Além disso, eles podem proteger seu coração e vasos sanguíneos.

 

Um estudo em animais descobriu que os flavonoides podem reduzir o risco de formação de placas nos vasos sanguíneos, reduzindo a inflamação e aumentando a disponibilidade de óxido nítrico, o que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos.

 

Além disso, demonstrou-se que os flavonóides reduzem significativamente os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

 

Eles podem até promover a quebra de gordura e têm sido recomendados como uma ajuda potencial para o controle da obesidade.

 

De fato, os flavonoides do chá preto podem ter a mesma capacidade antioxidante que os polifenóis do chá verde.

 

Os flavonoides são exclusivos do chá preto. Através de seus efeitos antioxidantes, eles podem melhorar a função dos vasos sanguíneos e apoiar a perda de gordura.

 

Qual deles você deve beber?

Chá verde e preto oferecem benefícios semelhantes.

 

Embora difiram em sua composição de polifenóis, eles podem proporcionar os mesmos efeitos benéficos na função dos vasos sanguíneos.

 

A maioria das pesquisas indica que o chá verde tem propriedades antioxidantes mais fortes que o chá preto, mas um estudo descobriu que os chás verde e preto exibiam capacidades antioxidantes igualmente eficazes.

 

Embora ambos contenham cafeína, o chá preto geralmente tem mais - tornando o verde a melhor escolha para pessoas sensíveis a esse estimulante. Além disso, o chá verde contém mais L-teanina, um aminoácido que acalma e pode equilibrar os efeitos da cafeína.

 

No entanto, se você preferir uma bebida com mais cafeína que não seja tão forte quanto o café, o chá preto pode ser uma ótima opção para você.

 

Tenha em mente que o chá preto e o verde contêm taninos, que podem se ligar a minerais e reduzir sua capacidade de absorção. Portanto, o chá pode ser melhor consumido entre as refeições.

 

O chá verde pode ter um perfil antioxidante um pouco melhor que o chá preto, mas o chá preto é melhor se você estiver procurando pelos efeitos da cafeína intensificados.

 

Qual o melhor?

O chá verde e preto oferecem benefícios semelhantes à saúde, inclusive para o coração e para o cérebro.

 

Embora o chá verde possa conter antioxidantes mais poderosos, as evidências não favorecem fortemente um chá sobre o outro.

 

Ambos contêm cafeína (estimulante) e L-teanina, que tem um efeito calmante.

 

Para concluir, ambos podem ser adicionados a sua dieta.

 

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