Como aumentar o metabolismo: 32 maneiras efetivas

Publicado em 02/06/2020
Como aumentar o metabolismo: 32 maneiras efetivas

Se você tem um metabolismo lento, provavelmente terá problemas. Porque não importa o quanto você controle seus desejos de comida, as calorias inevitavelmente serão armazenadas como gordura. Pior, também será difícil para você perder peso. Agora, o metabolismo pode ser lento devido à idade, desequilíbrio hormonal, estresse e hereditariedade. Então, existe uma maneira de aumentar o seu metabolismo? Bem, não uma, mas 32 maneiras eficazes que irão acelerar sua taxa metabólica, ajudar você a perder peso sem se esforçar demais e fazer você parecer saudável. Confira!

1. Beba chá verde

 

O chá verde é carregado com epigalocatequina-3-galato, um fitonutriente que ajuda a aumentar o metabolismo da gordura, reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. 

 

Além disso, o chá verde é uma bebida com zero calorias, e você pode adicionar gengibre, mel, limão, canela, hortelã, cravo, etc. para dar à sua xícara de chá verde um sabor diferente todos os dias. 

 

Tome uma xícara de chá verde no café da manhã ou entre refeições grandes.

 

2. Não ignore a gema de ovo

 

Sim, se você deseja melhorar sua taxa metabólica, deve consumir o ovo inteiro. 

 

As gemas são ricas em ácidos graxos essenciais, vitaminas lipossolúveis e colina que regula o gene responsável pelo armazenamento de gordura no fígado. Consumir ovos inteiros também aumenta os níveis plasmáticos de colesterol HDL (bom colesterol). 

 

Assim, você pode comer um ou dois ovos inteiros por dia sem elevar os níveis de colesterol muito alto.

 

3. Coma proteína magra

 

Quando se trata de aumentar sua taxa metabólica, é essencial que você coma fontes de proteína magra diariamente em cada refeição. Uma pessoa de 58 kg precisaria de 47-58 g de proteína (aproximadamente 0,8 g de proteína por kg de peso). É uma noção falsa de que o consumo de proteínas pode levar ao ganho de gordura. 

 

A proteína é um alimento para os músculos e a ingestão de proteínas aumentará a massa muscular magra (juntamente com o exercício), o que aumentará seu peso, mas reduzirá o percentual de gordura corporal. 

 

Além disso, as proteínas são difíceis de digerir, mantendo você satisfeito por mais tempo. As proteínas também aumentam a taxa metabólica em até 35%. 

 

Consumir fontes de proteína magra, como peixe, peito de frango, peru moído, cortes magros de carne, soja, cogumelo, tofu, legumes, feijão, ovos, etc.

 

4. Inclua frutas e legumes

 

Frutas e vegetais são carregados com fibras alimentares, vitaminas, minerais e outros fitonutrientes que ajudam a desintoxicar o corpo, suprimir a fome, melhorar a evacuação, prevenir doenças cardiovasculares e também aumentar a taxa metabólica. 

 

Faz isso reduzindo a inflamação no corpo. 

 

A inflamação é uma das razões do metabolismo lento e da obesidade induzida pela inflamação. 

 

Portanto, inclua vegetais de folhas verdes e coloridas, como couve chinesa, espinafre, couve, repolho, aipo, brócolis, tomate, pimentão, beterraba, cenoura, couve-flor, batata doce, berinjela, etc. 

 

E para frutas tenha ameixas, pêra, maçã, laranja, tangerina, toranja, ameixa, limão, abacaxi, banana, abacate, uva preta, mirtilo, morango, framboesa, etc.

 

5. Consuma alho

 

O consumo de alho pode ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos, lipídios e colesterol ruim no sangue. 

 

O alho também possui propriedades anti-inflamatórias que suprimem a produção de adipocinas, reduzindo a inflamação e aumentando a taxa metabólica. Tenha um dente de alho todas as manhãs para aumentar a taxa metabólica e minimizar o risco de doenças cardiovasculares. 

 

Também inclua alho em seu molho para salada, smoothies, legumes grelhados, sopas e caril.

 

6. Tome iogurte

 

O iogurte é carregado com boas bactérias intestinais que ajudam na digestão. Os cientistas também descobriram que consumir uma quantidade substancial de iogurte pode ajudar a reduzir a deposição de gordura na parte média do corpo. 

 

Digestão inadequada é frequentemente a razão para uma taxa metabólica lenta. Portanto, consumir iogurte pode ajudar a melhorar a digestão e aumentar a taxa metabólica. 

 

Tome iogurte com frutas para a sobremesa ou apenas um copo pequeno de iogurte após o almoço para aumentar o metabolismo.

 

7. Coma castanhas

 

As castanhas são ricas em gorduras saudáveis, vitaminas e proteínas. Gorduras saudáveis ajudam a diminuir a inflamação e, portanto, ajudam a reduzir o risco de obesidade induzida por inflamação. 

 

As nozes melhoram o metabolismo, aumentam a saciedade e ajudam a metabolizar a gordura. 

 

Você também pode fazer um lanche com pistache 30-35 com casca (sem sal) ou incluir nozes, pinhões, nozes de macadâmia etc. no iogurte ou no chocolate amargo para dar uma crocância e sabor extras.

 

8. Reduza o estresse

 

O estresse induz inflamação, pressão alta, resistência à insulina, etc. no corpo. E você sabe que a inflamação leva ao metabolismo mais lento e, como resultado, você ganhará peso, mesmo se morrer de fome. 

 

De qualquer forma, o estresse não é bom para sua saúde física e mental. Portanto, tente relaxar e afastar quaisquer pensamentos negativos. Faça algo que você goste - cozinhar, viajar, praticar esportes, assistir filmes, pintar, tirar fotos, ir ao spa, sair com amigos, passear com o cachorro ou aprender uma nova habilidade. 

 

Isso irá manter você ocupada e terá menos energia e tempo para se estressar com as coisas. Além disso, é sempre melhor aprender a compartimentar. 

 

Ou seja, mantendo seus problemas pessoais separados dos problemas profissionais. Resolva seus problemas, um de cada vez.

 

9. Beba água ao acordar

 

A terapia com água faz maravilhas. Crie o hábito de beber pelo menos dois copos de água logo após acordar de manhã. 

 

Isso ajudará a eliminar as toxinas através da urina e das fezes, reduzindo assim a inflamação. 

 

De fato, os cientistas descobriram que beber 2 litros de água todos os dias pode aumentar a taxa metabólica. Portanto, você também deve manter-se hidratado durante o dia para manter o metabolismo acelerado.

 

Para mais informações visite o artigo: Quanto de água devemos beber por dia

 

10. Reduzir o consumo de álcool

 

Festas da firma, festas em casa, casamentos, aniversários, promoções - você escolhe. 

 

O álcool é parte integrante de qualquer celebração nos dias de hoje. Isso é bom. Mas você precisa ter muito cuidado com o consumo de álcool, porque possui um metabolismo lento. 

 

O excesso de álcool no corpo causa desidratação, o que aumenta a inflamação e, por sua vez, leva a uma taxa metabólica mais lenta. Uma vez que a taxa metabólica diminui, as calorias do álcool são armazenadas como gordura. Portanto, tente consumir não mais que dois copos de bebida alcoólica.

 

11. Coma brócolis

 

O brócolis é rico em antioxidantes que reduzem os níveis de estresse oxidativo. Isso, por sua vez, ajuda a eliminar as toxinas indutoras de inflamação. 

 

O brócolis também é anticancerígeno e melhora a saúde do coração. Você pode comer brócolis branqueando, grelhando ou adicionando sopa. Certifique-se de não cozinhar demais brócolis, pois isso pode destruir o seu sabor e textura.

 

12. Faça atividade física

 

Se você quer aumentar seu metabolismo, precisa fazer exercícios físicos para manter a mobilização de gordura. 

 

De fato, malhar pode ajudar a diminuir os níveis ruins de colesterol e triglicerídeos. 

Faça uma mistura de exercícios aeróbicos, musculação e pesos para queimar calorias. 

 

Você também pode nadar, caminhar, andar de bicicleta, praticar esportes, correr de forma intermitente, dançar etc. para mobilizar a gordura e aumentar sua taxa metabólica.

 

13. Consuma Azeite de Oliva

 

O azeite de oliva contém cerca de 30 compostos fenólicos de natureza antioxidante. 

 

Essa gordura saudável de baixa caloria adiciona sabor à sua comida sem fazer você ganhar peso e ajuda a eliminar os radicais prejudiciais do oxigênio. 

 

Isso, por sua vez, aumenta sua taxa metabólica e ajuda a queimar as calorias. Use o azeite para refogar ou fazer um molho para salada.

 

14. Beba chá Oolong

 

Após o chá verde, o chá oolong é o melhor chá para perda de peso. Também é carregado com antioxidantes que reduzem a inflamação, liberam toxinas, suprimem o apetite e aumentam o metabolismo lipídico. 

 

Beba chá oolong antes de suas refeições ou entre grandes refeições para obter o máximo benefício.

 

15. Não pule o café da manhã

 

É um clichê, mas ainda enfatizarei a importância de não pular o café da manhã. Este ponto é aplicável a todos, mesmo aqueles que não têm uma taxa metabólica lenta. 

 

Pular o café da manhã significa não dar ao cérebro o sinal para reiniciar a si próprio. Isso diminui a velocidade do cérebro, o que afeta diretamente sua taxa metabólica. 

 

Portanto, acorde seu cérebro tomando um café da manhã substancial pela manhã. Inclua uma fonte de proteína magra, fibra dietética e gorduras saudáveis para começar o seu dia.

 

16. Consuma pimenta caiena

 

Aumente o fogo adicionando pimenta caiena à sua comida, smoothies, água desintoxicante ou sucos de frutas e legumes. A pimenta caiena contém capsaicina que aumenta a taxa metabólica. 

 

Alimentos condimentados têm um efeito térmico e, assim, ajudam a metabolizar os alimentos a uma taxa mais rápida. 

 

Consuma 1-2 colheres de chá de pimenta caiena por dia. Adicione uma pitada de pimenta caiena ao suco ou batida para dar um toque de sabor extra.

 

17. Consuma Açafrão

 

Açafrão contém curcumina, conhecida por seu efeito anti-inflamatório e antioxidante. 

 

Ambas as propriedades ajudam a reduzir a inflamação, aumentar o metabolismo e reduzir o risco de obesidade e doenças relacionadas à obesidade. Você pode mastigar meia polegada de raiz de açafrão pela manhã com o estômago vazio, adicionar pó de açafrão ao suco ou batida, adicionar massa de açafrão aos caril, legumes salteados, frango grelhado ou tofu, etc.

 

18. Beba água harmonizada

 

Amplie os benefícios da água potável adicionando frutas, ervas e especiarias na água. 

 

A água de desintoxicação é carregada com vitamina C, um antioxidante, que ajuda a eliminar as toxinas. Isso, por sua vez, aumenta sua taxa metabólica e impede que seu corpo deposite todas as calorias que você consome como gordura. 

 

Adicione pepino, hortelã, canela, morangos à sua água para fazer uma deliciosa água harmonizada.

 

19. Coma a cada 2-3 horas

 

Não comer o suficiente também pode diminuir o seu metabolismo. Porque quando você não come, seu corpo entra em modo de fome e seu cérebro sinaliza para que ele armazene todas as calorias. 

 

Portanto, seu metabolismo diminui e você começa a ganhar peso em vez de perdê-lo. Portanto, coma a cada 2-4 horas para impedir que seu corpo mude para o modo de fome.

 

20. Coma lanches saudáveis

 

Quando digo comer com frequência, quero dizer comer saudável. Se você comer um saco de bolachas de batata, ganhará peso. Portanto, leve um lanche saudável para o seu escritório ou escola para impedir que você coma lanches com gorduras trans não saudáveis. 

 

Você pode fazer um lanche com iogurte, pistache, cenoura, frutas, chá verde, chá oolong, café preto, água de coco, etc. Esses alimentos são ricos em fibras alimentares e fitonutrientes que ajudarão a aumentar sua taxa metabólica, impedir a absorção de gordura e manter você satisfeita por mais tempo.

 

21. Faça um molho leve

 

Você pode inconscientemente consumir muitas calorias na forma de molho para salada. 

 

Como você come uma salada, você pode pensar que é saudável, mas um molho cheio de gordura pode arruinar o próprio objetivo de uma salada. 

 

Então, faça um molho leve para salada usando azeite, mostarda Dijon, suco de limão e ervas. Este molho para salada contém ingredientes que têm um efeito térmico no corpo, possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e aumentam o metabolismo.

 

22. Beba Matcha

 

O Matcha é a versão mais nova e melhor do chá verde. Tem 137 vezes mais epigalocatequina-3-galato do que o chá verde. 

 

Sua forte propriedade antioxidante faz com que seja uma bebida ideal para acelerar sua taxa metabólica. É uma forma em pó de chá verde que demonstrou reduzir os níveis de glicose no sangue, colesterol e triglicerídeos. 

 

Prepare-o enquanto prepara o chá verde ou adicione ervas, especiarias, mel ou limão para dar um sabor diferente.

 

23. Coma grãos integrais

 

Os grãos integrais são ricos em fibras e ajudam a aumentar o metabolismo da glicose, melhoram a sensibilidade à insulina e mantêm suas dores de fome afastadas. 

 

Tome três porções de grãos integrais para impulsionar seu metabolismo. 

 

Consuma arroz integral, cevada, trigo sarraceno, trigo quebrado, milho, aveia, etc. 

 

Adicione vegetais ou qualquer fonte de proteína magra juntamente com gorduras saudáveis para fazer uma refeição rápida e deliciosa.

 

24. Consuma ácidos graxos ômega-3

 

Os ácidos graxos ômega-3 são ácidos graxos poliinsaturados que ajudam a reduzir a inflamação no corpo. 

 

Atualmente, a maioria dos alimentos que consumimos contém uma proporção desequilibrada de ácidos graxos ômega-3 e ácidos graxos ômega-6. 

 

Consumir alimentos com uma boa quantidade de ácidos graxos ômega-3 ajudará a reequilibrar a proporção e a melhorar a taxa metabólica. 

 

Isso, por sua vez, ajudará a reduzir o peso. Consuma óleo de peixe, peixe (com a pele), sementes de linhaça, espinafre, soja, nozes, caviar, sementes de chia, sementes de abóbora, sementes de cânhamo e gema de ovo.

 

25. Evite gorduras trans

 

As gorduras trans são prejudiciais e podem causar doenças cardiovasculares, diabetes, resistência à insulina, fígado gorduroso etc. 

 

Os cientistas descobriram que consumir alimentos que contenham gorduras trans pode alterar a maneira como os nutrientes são metabolizados e absorvidos no organismo. Causa acúmulo tóxico e inflamação, o que acaba resultando em um metabolismo lento. 

 

Evite alimentos como rosquinhas, batatas fritas, salgadinhos de batata, frango frito, fritura em massa, pizza congelada, margarina, cobertura de bolo, cremes não lácteos, biscoitos, massas congeladas, lasanha congelada, macarrão crocante frito, etc.

26. Seja ativo

 

O problema mais comum hoje em dia é o sedentarismo. 

 

Ficamos sentados em um lugar quase o dia todo, o que sinaliza o cérebro para acreditar que não há deficiência de energia. Isso diminui o metabolismo e armazena as calorias como gordura para uso posterior. 

 

Simplesmente malhar três vezes por semana não serve, fique ativo. Suba as escadas, caminhe, se possível, para o local de trabalho ou escola, você também pode pedalar, pegar carona, levantar-se da sua mesa a cada hora e dar um passeio, se não puder perder tempo em uma caminhada, levante-se e trabalhe por alguns minutos.

 

27. Consuma alimentos ricos em ferro

 

O ferro desempenha um papel importante nas reações envolvidas no metabolismo. 

 

Portanto, a deficiência de ferro pode causar desaceleração do metabolismo e também privar as células de oxigênio, o que pode levar ao funcionamento inadequado das células.

 

Consumir vegetais de folhas verdes escuras, frutos do mar, feijões, ervilhas, beterraba, spirulina, lentilhas, chocolate amargo, passas, pistache e fígado bovino.

 

28. Consuma alimentos com vitamina D

 

A vitamina D promove a divisão celular adequada, o crescimento e o desenvolvimento celular. 

 

Quando todas as células funcionam corretamente, garante que o metabolismo esteja no caminho certo e não diminua devido à função celular defeituosa. Inclua alimentos como sardinha, salmão, ovos, leite, camarão e bacalhau.

 

29. Durma o suficiente

 

Não dormir o suficiente leva a um acúmulo tóxico no corpo, resultando em inflamação e lenta taxa metabólica. A falta de sono está intimamente relacionada ao ganho de peso. 

 

Certifique-se de dormir pelo menos 7-8 horas todos os dias. Mantenha o celular no modo noturno, desligue o computador, ouça músicas suaves ou leia um livro antes de cochilar.

 

30. Beba leite

 

Os resultados da pesquisa confirmaram que o consumo de leite pode ajudar a aumentar o metabolismo. Beba pelo menos um copo de leite todos os dias. Você pode adicionar leite ao seu smoothie de fruta ou adicionar uma colher de chá de açafrão em pó a um copo de leite morno e beber antes de ir para a cama. 

 

Além disso, tenha leite rico em gordura para obter os melhores benefícios das proteínas do leite.

 

31. Coma chocolate amargo

 

O chocolate amargo pode ajudar a melhorar o seu humor e estimular o metabolismo. 

Depressão, ansiedade e outras emoções negativas levam à produção de radicais prejudiciais ao oxigênio que interferem na função celular. 

 

Portanto, coma um pequeno pedaço de chocolate amargo para anular as emoções negativas, sentir-se bem e aumentar sua taxa metabólica.

 

32. Ria muito

 

O riso pode estimular emoções positivas e liberar hormônios de "sentir-se bem". Isso, por sua vez, ajudará o corpo a funcionar corretamente. Portanto, ria muito e fique feliz em aumentar seu metabolismo.

 

Então, essas foram as 32 maneiras de como aumentar o metabolismo. Agora, criamos um exemplo de plano de dieta para ajudar você a planejar suas refeições e incluir o maior número possível de alimentos listados acima. Dê uma olhada.

 

Plano de dieta para aumentar o metabolismo

 

Refeições

O que comer

Manhã (7:00 - 7:30)

1 colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água

Café da manhã (8:00 - 8:30)

2 ovos cozidos + 1 torrada de pão integral + 1 xícara de suco de toranja + 4 amêndoas ou castanhas

Meio da manhã (11:00 da manhã)

1 xícara de chá verde

Almoço (13:00 - 13:30)

Salada de frango / legumes com molho leve

Lanche da noite (16:00)

Uma tigela de frutas / 1 xícara de água de coco + ½ xícara de pipoca

Jantar (19:00)

Ensopado de frango / salada de feijão preto cozida


 

Por que isso funciona?

Este gráfico de dieta lista todos os alimentos que ajudarão a aumentar seu metabolismo, além dos horários das refeições, o que também é um fator crucial. 

 

Para ser preciso, há um intervalo de 2-3 horas entre cada refeição e você deve mantê-lo. Manterá as células ativas.

 

Agora, deixe-me dizer brevemente o que é o metabolismo e quais fatores o afetam.

 

O que é metabolismo?

Metabolismo é um termo usado para descrever o processo de decomposição de proteínas, carboidratos e gorduras para produzir energia no corpo. Nosso metabolismo compensa toda a gama de processos biológicos que ocorrem internamente. 

 

A taxa de metabolismo depende da interação entre o número de calorias que você consome e o número de calorias que você perde ao se exercitar.

 

O metabolismo é dividido em duas categorias - Anabolismo e Catabolismo:

 

1- O anabolismo permite que o corpo desenvolva novas células e mantenha os tecidos. É a síntese de todos os compostos necessários para as células.

 

2 - Catabolismo é a série de reações químicas que decompõem as moléculas em unidades menores, que ajudam na obtenção de energia.

 

Uma pessoa com um metabolismo rápido perderá mais peso do que uma pessoa com uma taxa de metabolismo mais lenta.

 

O que influencia o metabolismo?

Vários fatores determinam nosso metabolismo. Alguns dos fatores que influenciam a taxa de metabolismo do corpo incluem:

 

1. Idade

Nosso metabolismo diminui cerca de 5% a cada década após os 40 anos, devido à diminuição da massa muscular. À medida que amadurece, você precisa ser mais ativo no exercício e observar o que come.

 

2. Gênero

Acredita-se que os homens queimam mais calorias que as mulheres por causa dos tecidos musculares presentes em seu corpo.

 

3. Hereditariedade

Você pode herdar seu metabolismo de seus pais e avós.

 

4. Distúrbio da tireóide

O hipertireoidismo e o hipotireoidismo podem desacelerar ou acelerar o metabolismo do corpo. Verifique com seu médico sobre seus problemas de peso.

 

Para concluir, o metabolismo pode depender de vários fatores, mas você pode acelerar seu metabolismo comendo alimentos que aumentam o metabolismo e incorporando hábitos saudáveis ??que afetarão indiretamente seu metabolismo de maneira positiva. 

 

Suplementos que aumentam o metabolismo

Existem ainda, os suplementos que aumentam o metabolismo, queimam calorias e ajudam na perda de peso e gordura.

 

Você pode conferir uma lista desses suplementos na Amazon.

 

Um produto que a Chá Verde Natural recomenda, que já foi testado e aprovado por centenas de pessoas é o Body Fit Caps

 

Um suplemento natural com extrato de café verde, chá verde e outras propriedades naturais que ajudam na queima de calorias, desintoxica o organismo, aumenta o metabolismo e reduz o apetite.

 

Você pode conferir mais informações do Body Fiy Caps clicando aqui.

 

Por fim...

Então, agora que você sabe como aumentar o metabolismo, o que você está esperando? 

 

Comece a seguir estas maneiras simples para ficar em forma e se tornar mais saudável, livre de doenças no organismo e se sentir mais feliz!

 

Agradecemos por ter ficado até aqui. Compartilhe este post e divulgue para ajudar cada vez mais as pessoas a atingirem seus objetivos.