Como manter hábitos saudáveis durante o confinamento

Publicado em 19/05/2020
Como manter hábitos saudáveis durante o confinamento

Manter hábitos saudáveis durante o confinamento é um grande desafio, sem dúvida. Estar isolado torna difícil manter relacionamentos sociais, dieta e rotinas de exercícios. No artigo de hoje, forneceremos algumas diretrizes que você pode implementar para facilitar a quarentena à sua saúde. Confira as melhores dicas para se manter saudável durante o isolamento.

O isolamento que a pandemia de coronavírus nos impôs modificou a vida da maioria das pessoas em todo o mundo. Manter hábitos saudáveis ??durante o confinamento se tornou um desafio muito difícil.

 

Por um lado, temos uma alteração completa em nossas rotinas. Nossos horários mudaram inevitavelmente graças ao fato de estarmos em casa o dia todo. E, por outro lado, como não saímos com tanta frequência, nossa exposição ao sol e nossa atividade física diminuíram bastante.

 

A disponibilidade de alimentos não é um problema menor. As restrições às funções econômicas afetam a disponibilidade de frutas e vegetais frescos, por exemplo. Sem mencionar que, talvez, você só faça compras uma vez por semana e tente planejar seu cardápio com base nisso.

 

Manter hábitos saudáveis ??durante o confinamento tornou-se uma tarefa gigantesca. Mesmo morando sozinho ou com outras pessoas. Além disso, não podemos subestimar o fator de estresse que inclui, em parte, o medo de adoecer.

 

Abaixo, deixamos algumas diretrizes sobre como manter hábitos saudáveis ??durante o confinamento.

 

Hábitos saudáveis durante o confinamento

Encontros sociais por meio de dispositivos digitais

 

As relações sociais são uma necessidade básica dos seres humanos. Portanto, hábitos saudáveis durante o confinamento incluem manter a comunicação com os outros. Reserve um tempo no seu dia para conversar com amigos e familiares, próximos e distantes, usando seu telefone celular, tablet ou computador.

 

Chamadas de vídeo, mensagens instantâneas e aplicativos para chamadas em conferência são todos aliados que podem ajudar. Você não precisa interpretá-los como o inimigo - muito pelo contrário! A sensação de estar juntos no meio dessa crise pode facilitar muito o enfrentamento da quarentena.

 

Protegendo sua saúde visual

 

Dado que muitos de nós estão estudando ou trabalhando em casa, e usando dispositivos digitais para manter contato com outras pessoas, o uso da tela deve aumentar. Isso pode afetar nossa saúde visual, e é algo que precisamos estar cientes.

 

Portanto, outro hábito de saúde que sugerimos durante o isolamento é praticar cautela ajustando o brilho da tela adequadamente. O brilho certo será menos cansativo para os olhos e permitirá que você pisque com frequência. Além disso, verifique se a tela não reflete outras fontes de luz, artificiais ou das janelas.

 

O uso intensivo de telas leva a um piscar reduzido, o que complica a lubrificação do globo ocular. Isso, por sua vez, pode levar à síndrome do olho seco. Não é pouca coisa, já que, se perpetuar ao longo do tempo, poderá se transformar em problemas mais sérios.

 

Uma boa idéia é implementar a regra 20-20-20 recomendada pelos oftalmologistas. 

 

Isso significa que, a cada 20 minutos de tempo da tela, você deve levar 20 segundos para descansar, concentrando-se em algo a aproximadamente 6 metros de distância. Isso é importante tanto para adultos quanto para crianças.

 

Cuidando da sua pele

 

Ao passar tanto tempo em casa e sem sair de casa, nossa pele não recebe a quantidade de luz solar necessária. Isso resulta na produção reduzida de vitamina D.

 

A vitamina D está associada à saúde óssea, à saúde renal e à vitalidade da nossa pele. Sob condições normais, o corpo aproveita os raios ultravioletas da radiação do sol para formar vitamina D ativa e funcional com todos os seus benefícios.

 

Para muitos de nós, quarentena significa não poder passar o tempo ao ar livre. No entanto, é importante criar o hábito de procurar luz solar natural em sua casa. 

 

Se você tem um pátio, deve ser proativo em passar curtos períodos de tempo lá. O mesmo acontece se você tiver uma varanda. Se nenhuma dessas opções funcionar para você, dedique algum tempo perto de uma janela aberta.

 

Se você tem cremes hidratantes, é importante usá-los, mesmo que você ache que não precisa deles. Talvez você assuma que não precisa proteger sua pele, pois está em um ambiente fechado. Mas a verdade é que o ambiente dentro das casas tem muitas toxinas para a pele, como perfumes, produtos de limpeza, vapores de cozinha etc.

 

Controlando o estresse

 

Essa pandemia é uma situação estressante em si mesma. Temos medo do desconhecido, de não saber quanto tempo durará o isolamento e, é claro, de ficar doente.

 

Parte do gerenciamento do estresse envolve o estabelecimento de uma rotina que ajuda a manter o ritmo cardíaco. E parte dessa rotina deve incluir descanso suficiente. Tente não alterar seus padrões de sono, mesmo que seus dias sejam muito diferentes, graças ao confinamento.

 

Outro hábito saudável que queremos sugerir é regular a quantidade de informações que você consome. 

 

É fácil ficar inquieto e ansioso se você estiver prestando atenção às notícias. 

 

Além disso, existem muitos rumores e mitos por aí que precisamos saber filtrar.

 

Por fim...

Ter hábitos saudáveis durante o isolamento não é impossível.

 

Parece uma tarefa enorme, mas a verdade é que manter hábitos saudáveis durante o confinamento é mais fácil do que você pensa. 

 

A quarentena não vai durar para sempre, e a vida continuará depois. Portanto, é importante cuidar da sua saúde enquanto isso.

 

Obrigado por ler até aqui. Compartilhe o artigo e até o próximo!