Dietas Detox realmente funcionam?

Publicado em 10/12/2019
Dietas Detox realmente funcionam?

Dietas Detox (desintoxicação) estão mais populares do que nunca. Essas dietas afirmam limpar seu sangue e eliminar toxinas prejudiciais do seu corpo. No entanto, não está totalmente claro como esta dieta faz isso acontecer, quais compostos específicos ela elimina e se realmente funciona. Este artigo contém uma revisão detalhada sobre a dieta detox e mostra quais são os efeitos para sua saúde.

O que é uma dieta detox?

Dietas Detox são geralmente intervenções dietéticas de curto prazo, projetadas para eliminar toxinas do corpo.

 

Uma dieta típica de desintoxicação envolve um período de jejum, seguido por uma dieta rigorosa de frutas, vegetais, sucos de frutas e água. Às vezes, a dieta também inclui ervas, chás e suplementos específicos.

 

A detox é serve principalmente para:

 

- Descansar seus órgãos em jejum

- Estimular seu fígado para se livrar de toxinas

- Promover a eliminação de toxinas através das fezes, urina e suor

- Melhorar a circulação

- Fornecer ao seu corpo nutrientes saudáveis

 

As terapias de desintoxicação são mais recomendadas devido à exposição potencial a produtos químicos tóxicos no ambiente ou na sua dieta. Isso inclui poluentes, produtos químicos sintéticos, metais pesados ??e outros compostos nocivos.

 

Também se afirma que essas dietas ajudam em vários problemas de saúde, incluindo obesidade, problemas digestivos, doenças auto-imunes, inflamação, alergias, inchaço e fadiga crônica.

 

No entanto, ainda faltam pesquisas mais abrangentes sobre as dietas detox, e os poucos estudos existentes ainda não comprovaram sua eficácia.

 

Dieta detox serve para eliminar toxinas em curto prazo em seu corpo. Alguns estudos alegam que ela pode ajudar em vários problemas de saúde.

 

As maneiras mais comuns de fazer a desintoxicação

Existem muitas maneiras de fazer uma dieta detox - variando de jejuns a modificações mais simples na sua alimentação.

 

A maioria das dietas detox envolve pelo menos um dos seguintes itens:

 

- Jejum por 1-3 dias.

- Beber sucos de frutas e vegetais frescos, smoothies, água e chá.

- Beber apenas líquidos específicos, como água salgada ou suco de limão.

- Eliminar alimentos ricos em metais pesados, contaminantes e alérgenos.

- Tomar suplementos ou ervas.

- Evitando todos os alimentos alergênicos e depois reintroduzindo-os lentamente.

- Exercitando-se regularmente.

- Eliminação completa de álcool, café, cigarros e açúcar refinado.

 

Dietas detox variam em intensidade e duração.

 

Existem muitas maneiras para desintoxicar seu corpo. Elas quase sempre envolvem jejum, comer alimentos específicos, evitar ingredientes nocivos e / ou tomar suplementos.

 

Quais toxinas são eliminadas?

Dietas detox raramente identificam as toxinas específicas que pretendem remover. 

Os mecanismos pelos quais ela trabalha também não são claros.

 

De fato, há pouca ou nenhuma evidência de que as dietas de desintoxicação eliminam quaisquer toxinas do seu corpo.

 

Além disso, seu corpo é capaz de se limpar através do fígado, fezes, urina e suor. Seu fígado torna as substâncias tóxicas inofensivas e garante que elas sejam liberadas do seu corpo.

 

Apesar disso, existem alguns produtos químicos que podem não ser tão facilmente removidos por esses processos, incluindo poluentes orgânicos persistentes (POPs), ftalatos, bisfenol A (BPA) e metais pesados.

 

Essas toxinas tendem a se acumular no tecido adiposo ou no sangue e podem levar muito tempo - até anos - para que o seu corpo elimine.


 

No entanto, existem poucas evidências de que dietas detox ajudem a eliminar qualquer um desses compostos.

 

Dietas de desintoxicação raramente identificam as toxinas específicas que elas reivindicam remover, e faltam evidências de que elas eliminam toxinas. Seu corpo pode eliminar a maioria das toxinas através do fígado, fezes, urina e suor.


 

Essa dieta é eficaz?

Algumas pessoas relatam sentir-se mais concentradas e energéticas durante e após dietas de desintoxicação.

 

No entanto, pode ser simplesmente devido à eliminação de alimentos processados, álcool e outras substâncias prejudiciais da sua dieta.

 

Você também pode estar recebendo vitaminas e minerais que estavam faltando antes.

 

Dito isto, muitas pessoas também relatam sentir-se muito mal durante o período de desintoxicação.

 

Efeitos na perda de peso

Muito poucos estudos científicos investigam como as dietas detox afetam a perda de peso.

 

Enquanto algumas pessoas podem emagrecer rapidamente, esse efeito parece dever-se à perda de reservas de líquidos e carboidratos em vez de gordura. Esse peso geralmente é recuperado rapidamente quando você sai da dieta.

 

Um estudo realizado com mulheres coreanas acima do peso examinou a dieta de desintoxicação com limão, que limita você a tomar suco de limão por 7 dias e fazer jejum diariamente.

 

Essa dieta reduziu significativamente o peso corporal, IMC, percentual de gordura corporal, relação cintura-quadril, circunferência da cintura, marcadores de inflamação, resistência à insulina e níveis circulantes de leptina.

 

Se uma dieta de desintoxicação envolve severa restrição calórica, certamente causará emagrecimento e melhorias na saúde metabólica - mas é improvável que o ajude a manter o peso a longo prazo.

 

Dietas de desintoxicação, jejum de curto prazo e estresse

Várias variedades de dietas de desintoxicação podem ter efeitos semelhantes aos do jejum de curto prazo ou jejum intermitente.

 

O jejum de curto prazo pode melhorar vários índices de doenças em algumas pessoas, incluindo melhora da sensibilidade à leptina e à insulina.

 

No entanto, esses efeitos não se aplicam a todos. Estudos em mulheres mostram que um jejum de 48 horas e um período de 3 semanas de ingestão reduzida de calorias podem aumentar os níveis de hormônio do estresse.

 

Além disso, dietas radicais podem ser uma experiência estressante, pois envolvem resistir às tentações e sentir fome nos períodos de jejum.

 

Dietas de desintoxicação podem ajudar na perda de peso a curto prazo, embora sejam necessários mais estudos. Algumas dietas detox podem se parecer com regimes de jejum intermitentes, o que pode melhorar sua saúde.

 

Benefícios potenciais da Detox

Alguns aspectos das dietas de desintoxicação podem trazer benefícios à saúde, como:

 

- Evitando fontes alimentares de metais pesados e POPs

- Perder excesso de gordura

- Produção de suor

- Comer alimentos integrais, nutritivos e saudáveis

- Evitando alimentos processados

- Água potável e chá verde

- Limitar o estresse, relaxar e dormir bem

 

Seguir essas diretrizes geralmente está vinculado à melhoria da saúde, independentemente de você estar em uma dieta de desintoxicação.

 

Vários aspectos das dietas de desintoxicação podem ajudar a sua saúde. Isso inclui evitar toxinas ambientais, exercitar-se, comer alimentos nutritivos, beber água, eliminar o estresse e relaxar.

 

Segurança e efeitos colaterais

Antes de fazer qualquer tipo de dieta detox, é importante considerar possíveis efeitos colaterais.

 

Restrição Grave de Calorias

Várias dietas de desintoxicação recomendam jejum ou restrição calórica severa. O jejum de curto prazo e a ingestão limitada de calorias podem resultar em fadiga, irritabilidade e mau hálito.

 

O jejum de longo prazo pode resultar em deficiências de energia, vitaminas e minerais, além de desequilíbrio eletrolítico e até morte.

 

Além disso, os métodos de limpeza, que às vezes são recomendados durante desintoxicações, podem causar desidratação, cãibras, inchaço, náusea e vômito.

 

É bom ter cuidado

Algumas dietas de desintoxicação podem representar o risco de uma overdose de suplementos, laxantes, diuréticos e até água.

 

Há uma falta de regulamentação e monitoramento na indústria de desintoxicação, e muitos alimentos e suplementos de desintoxicação podem não ter nenhuma base científica.

 

Nos piores casos, os rótulos dos ingredientes dos produtos de desintoxicação podem ser imprecisos. Isso pode aumentar seu risco de sobredosagem, resultando potencialmente em efeitos sérios - e até fatais.

 

Pessoas que não devem fazer a dieta detox

Certas pessoas não devem iniciar nenhum regime de desintoxicação ou restrição de calorias sem consultar um médico primeiro.

 

As pessoas que não devem fazer esta dieta incluem crianças, adolescentes, adultos mais velhos, pessoas desnutridas, grávidas ou lactantes e principalmente pessoas com problemas de açúcar no sangue, como diabetes ou distúrbio alimentar.

 

Dietas de desintoxicação podem limitar severamente a ingestão de energia e nutrientes, apresentando vários riscos à sua saúde. Alguns grupos de pessoas nunca devem fazer dietas de desintoxicação.

 

Concluindo…

Seu corpo é frequentemente exposto a substâncias tóxicas. No entanto, na maioria das vezes, essas toxinas podem ser removidas sem ajuda adicional.

 

Embora as dietas detox possam parecer tentadoras, seus benefícios provavelmente não têm nada a ver com a eliminação de toxinas, mas com a eliminação de vários alimentos que não são saudáveis.

 

Uma abordagem muito mais inteligente é comer de forma mais saudável e melhorar seu estilo de vida, em vez de fazer uma limpeza potencialmente perigosa.