Existe um horário ideal para beber chá verde?

Publicado em 30/11/2019
Existe um horário ideal para beber chá verde?

O chá verde é apreciado em todo o mundo por quem aprecia seu sabor agradável e espera obter seus muitos benefícios de saúde associados. Surpreendentemente, quando você escolhe beber o chá durante alguns períodos pode afetar o potencial de colher esses benefícios, bem como o risco de certos efeitos colaterais negativos. Este artigo analisa os melhores e os piores horários do dia para beber chá verde.

Benefícios de beber chá verde em determinados momentos

Em alguns casos, o período que você toma o chá pode importar quando se trata de colher os benefícios.

 

Pela manhã

Muitos optam por tomar uma xícara de chá verde suave pela manhã, para aumentar o foco e a concentração.

 

As propriedades de nitidez da bebida são parcialmente devidas à presença de cafeína, um estimulante que aumenta a atenção.

 

No entanto, diferentemente do café e de outras bebidas como a cafeína, o chá verde também contém L-teanina, um aminoácido que exerce efeitos calmantes.

 

A L-teanina e a cafeína trabalham juntas para melhorar a função e o humor do cérebro - sem causar os efeitos colaterais negativos que podem acompanhar o consumo de cafeína por si só.

 

Por esse motivo, apreciar este chá pela manhã é uma ótima maneira de começar o dia com o pé direito.

 

Antes do exercício físico

Algumas pesquisas sugerem que beber chá verde pode ser especialmente benéfico antes de se exercitar.

 

Um estudo em 12 homens descobriu que consumir extrato de chá verde antes de exercitar aumentou 17% a queima de gordura, em comparação com o outro grupo que não consumiu a bebida.

 

Outro estudo com 13 mulheres mostrou que beber 3 porções de chá verde no dia anterior ao treino e outro tomando 2 horas antes do treino, consiste no aumento da queima de gordura durante o exercício.

 

Além disso, o chá pode acelerar a recuperação após um treino intenso, pois um estudo em 20 homens descobriu que a suplementação com 500 mg de extrato de chá verde reduziu os danos musculares causados pelo exercício

 

O chá verde contém cafeína e L-teanina, que podem melhorar a atenção e a atenção, o que é especialmente benéfico pela manhã. Além disso, beber este chá antes do exercício pode aumentar a queima de gordura e reduzir os danos musculares.

 

Momentos não indicados

Embora o chá verde ofereça muitos benefícios à saúde, ele pode ter algumas desvantagens.

 

Pode prejudicar a absorção de nutrientes nas refeições

Vários compostos do chá verde podem se ligar aos minerais do seu corpo e bloquear sua absorção.

 

Particularmente, os taninos são compostos encontrados no chá verde que atuam como antinutrientes e reduzem a absorção de ferro.

 

Além disso, pesquisas mostram que a epigalocatequina-3-galato (EGCG) no chá verde pode se ligar a minerais como ferro, cobre e cromo, impedindo a absorção no organismo.

 

Vários estudos demonstraram que beber este chá com as refeições pode reduzir a absorção de ferro, o que pode levar a uma deficiência ao longo do tempo.

 

Portanto, é melhor tomar chá verde entre as refeições, se possível, especialmente se você tiver deficiência de ferro ou outros minerais essenciais.

 

Pode perturbar o sono em algumas pessoas

Uma xícara (237 ml) de chá verde contém cerca de 35 mg de cafeína.

 

Embora isso seja muito menor que os cerca de 96 mg de cafeína fornecidos pela mesma quantidade de café, ainda pode causar efeitos colaterais naqueles que são sensíveis a esse estimulante.

 

Os efeitos colaterais comuns do consumo de cafeína incluem ansiedade, pressão alta, inquietação e nervosismo. A cafeína também pode causar distúrbios do sono - mesmo quando consumida até 6 horas antes de dormir.

 

Portanto, se você é sensível à cafeína, evite tomar chá verde por até 6 horas antes de dormir para evitar problemas de sono.

 

Certos compostos do chá verde podem inibir a absorção de ferro e outros minerais, por isso é melhor beber entre as refeições. Além disso, o conteúdo de cafeína pode causar distúrbios do sono quando consumido antes de dormir.



 

Conclusão

A hora do dia em que você escolhe beber seu chá verde se resume à preferência pessoal.

 

Enquanto algumas pessoas podem gostar de beber no início do dia ou antes de se exercitar para colher seus benefícios à saúde, outras podem achar que ele se encaixa melhor em sua rotina em outros momentos.

 

Lembre-se de que ela contém cafeína, além de certos compostos que podem reduzir a absorção de alguns minerais; portanto, é melhor evitar beber antes de dormir ou durante as refeições.

 

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