Matcha - É mais poderoso que o chá verde comum?

Publicado em 10/12/2019
Matcha - É mais poderoso que o chá verde comum?

O chá verde é uma das bebidas mais populares do mundo. Oferece vários benefícios potenciais à saúde, como perda de peso e melhora da saúde do coração. O Matcha, é uma variedade particular de chá verde, ele é comercializado como um tipo de chá mais saudável e mais benéfico à saúde. Ele é cultivado e preparado de forma diferente dos outros tipos de chás verdes. Além disso, todas as folhas do chá são consumidas. Mas será mesmo que o Matcha é tão bom assim? Este artigo explica se o matcha é realmente mais saudável do que outros tipos de chás.

O que é o Matcha?

Tanto o Matcha quanto o chá verde vêm da planta Camellia sinensis, nativa da China.

 

No entanto, o matcha é cultivado de maneira diferente do chá verde comum. Os arbustos de chá são protegidos da luz do sol por cerca de 20 a 30 dias antes da colheita.

 

A tonalidade provoca um aumento nos níveis de clorofila, que deixa as folhas com uma tonalidade mais escura e aumenta a produção de aminoácidos.

 

Após a colheita, as hastes e veias são removidas das folhas. 

 

Elas, então moídas em um pó fino verde brilhante, conhecido como matcha.

 

Como você ingere mais partes da planta, o matcha é ainda mais rico em algumas substâncias - como cafeína e antioxidantes - do que o chá verde.

 

Um copo (237 ml) de matcha padrão, feito de 4 colheres de chá de pó, geralmente contém cerca de 280 mg de cafeína. Isso é significativamente mais alto do que uma xícara (237 ml) de chá verde comum, que fornece 35 mg de cafeína.

 

No entanto, a maioria das pessoas não bebe um copo cheio (237 ml) de matcha de uma só vez devido ao seu alto teor de cafeína. É mais comum beber 59-118 ml. O conteúdo de cafeína também varia de acordo com a quantidade de pó que você adiciona.

 

O Matcha, que pode ter um sabor amargo e é frequentemente servido com adoçante ou leite. Matcha em pó também é popular em smoothies ou batidas.

 

Matcha é um tipo de chá verde em pó de alta qualidade. Cultivada e preparada de maneira diferente do chá verde comum, possui maiores quantidades de cafeína e antioxidantes.

Como é preparado?

Enquanto o chá comum é feito de algumas partes das folhas, o matcha é feito com as folhas inteiras.

 

Geralmente é preparado da maneira tradicional japonesa. O chá é medido com uma colher de bambu, ou shashaku, em uma tigela de chá aquecida conhecida como chawan.

 

Água quente (70 ° C) é então adicionada à tigela. O chá é batido com um batedor de bambu especial, chamado chasen, até ficar com uma espuma por cima.

 

O Matcha pode ser preparado de diversas maneiras:

 

Padrão. A maioria das pessoas mistura 1 colher de chá de pó de matcha com 59 ml de água quente.

Usucha (leve). Esta versão mais leve usa cerca de meia colher de chá de matcha misturada com 89-118 ml de água quente.

Koicha (pesado). Às vezes usada nas cerimônias de chá japonesas, esta versão espessa leva 2 colheres de chá de matcha por 30 ml de água quente. Não há espuma e é necessário mais quantidade de matcha.

 

Lembre-se de que você não precisa de equipamentos especiais para fazer uma boa xícara de matcha. Uma xícara, uma colher de chá e um pequeno batedor farão muito bem.

 

Para preparar o chá matcha, misture 1 colher de chá de pó com 59 ml de água quente, mas não fervente. Use uma batedeira para fazer uma bebida suave com espuma.

 

Benefícios do Matcha

Como o matcha é simplesmente uma variedade de chá verde, apresenta os mesmos benefícios à saúde.

 

No entanto, como o matcha é mais concentrado em antioxidantes, um único copo 237 ml pode ser equivalente a cerca de 3 xícaras (711 ml) de chá verde comum.

 

Estudos em humanos com o chá matcha especificamente são limitados, mas estudos em animais sugerem que ele pode reduzir o risco de danos nos rins e fígado, ao mesmo tempo em que reduz os níveis de açúcar no sangue, triglicerídeos e colesterol.

 

Aqui estão os principais benefícios de saúde associados ao consumo de chá verde matcha.

 

Rico em Antioxidantes

Os antioxidantes combatem os radicais livres no corpo, protegendo as células e os tecidos de danos.

 

Matcha é muito rico em antioxidantes, especialmente catequinas. Sua catequina mais poderosa é o galato de epigalocatequina (EGCG).

 

O EGCG foi estudado extensivamente. Pode combater a inflamação no corpo, ajudar a manter artérias saudáveis ??e promover o reparo celular.

 

Além disso, os chás de folhas inteiras contêm mais antioxidantes do que os saquinhos de chá ou os produtos prontos para beber.

 

Um estudo descobriu que o matcha contém até 137 vezes mais antioxidantes do que uma variedade de chá verde de baixa qualidade e até 3 vezes mais antioxidantes do que outros chás de alta qualidade.

 

Pode reduzir seu risco de doença cardíaca

As doenças cardíacas são a maior causa de morte no mundo. Sabe-se que muitos fatores aumentam o risco de doença cardíaca.

 

Beber chá verde pode ajudar a melhorar vários desses fatores de risco, incluindo colesterol total, colesterol LDL (ruim), triglicerídeos e níveis de açúcar no sangue.

 

Além disso, o chá verde pode proteger contra a oxidação do colesterol LDL (ruim), outro fator de risco importante para doenças cardíacas.

 

Os estudos mostram que as pessoas que bebem chá verde têm um risco até 31% menor de doenças cardíacas do que aquelas que não tomam.

 

Isso é atribuído principalmente aos antioxidantes e compostos vegetais do chá verde, que são encontrados em quantidades ainda maiores no matcha.

 

Pode ajudar no emagrecimento

O chá verde tem sido frequentemente associado à perda de peso. Na verdade, é um ingrediente comum em muitos suplementos para perda de peso.

 

Estudos em pessoas revelam que o chá verde aumenta o total de calorias queimadas, aumentando sua taxa metabólica. Também foi demonstrado que aumenta a queima seletiva de gordura em até 17%.

 

No entanto, lembre-se de que o chá verde é apenas uma pequena parte do quebra-cabeça da perda de peso - e nem todos os estudos concordam que isso ajuda.

 

Uma revisão recente concluiu que os efeitos da perda de peso do chá verde são tão pequenos que não são de importância clínica.

 

Fazer você emagrecer vai depender muito da sua dieta.

 

Pode aumentar o relaxamento e a atenção

Além de ser uma excelente fonte de antioxidantes, o chá verde contém um aminoácido exclusivo chamado L-theanina.

 

De fato, o matcha possui níveis muito mais altos de L-teanina do que outros tipos de chá verde.

 

L-theanine pode aumentar as ondas alfa em seu cérebro. Essas ondas estão ligadas ao relaxamento mental e podem ajudar a combater os sinais de estresse.

 

A L-teanina também modifica os efeitos da cafeína em seu corpo, aumentando o estado de alerta sem causar sonolência que geralmente acontece no consumo de café.

 

Assim, o chá matcha pode fornecer energia mais suave e duradoura que o café.

 

A L-teanina também pode aumentar o número de substâncias químicas benéficas para o cérebro, levando a melhora do humor, memória e concentração.

 

Além disso, estudos indicam que o chá verde em pó pode melhorar a função cerebral e reduzir o declínio mental relacionado à idade em adultos mais velhos.

 

O Matcha é carregado com antioxidantes e oferece inúmeros benefícios à saúde, potencialmente reduzindo o risco de doenças cardíacas, além de ajudar na perda de peso, relaxamento e atenção.

 

Segurança e efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais e riscos estão associados ao consumo de matcha.

 

Como o matcha é altamente concentrado em substâncias benéficas e nocivas, geralmente não é recomendável beber mais de 2 xícaras (474 ??ml) por dia.

 

Contaminação

Ao consumir o pó de matcha, você está realmente ingerindo toda a folha de chá - junto com tudo o que ela contém. (Caso você mesma prepare seu matcha).

 

As folhas de Matcha podem abrigar contaminantes - incluindo metais, pesticidas e fluoreto - do solo em que a planta cresce.

 

O uso de matcha orgânico pode reduzir o risco de exposição a pesticidas, mas mesmo as folhas orgânicas ainda podem conter substâncias do solo que são prejudiciais quando ingeridas em grandes quantidades.

 

Toxicidade hepática e renal

O Matcha contém cerca de três vezes mais antioxidantes que o chá verde comum de alta qualidade.

 

Assim, 2 xícaras (474 ??ml) de matcha podem fornecer quantidades iguais de compostos vegetais como 6 xícaras (1,4 litros) de outros chás verdes de alta qualidade.

 

Embora a tolerância individual varie, altos níveis de compostos vegetais encontrados no matcha podem causar náusea e sintomas de toxicidade hepática ou renal.


 

Algumas pessoas mostraram sinais de toxicidade hepática após consumir apenas 6 xícaras (1,4 litros) de chá verde diariamente por 4 meses - ou cerca de 2 xícaras diárias (474 ??ml) de matcha.

 

Não é recomendável beber mais de 2 xícaras (474 ml) de matcha por dia. O Matcha contém quantidades extremamente grandes de muitos compostos vegetais e pode abrigar contaminantes do solo ou do ambiente.

 

Resumindo, o Matcha é mais saudável que o chá verde comum

Matcha é uma forma especial e poderosa de chá verde. Vem da mesma planta, mas é cultivada e preparada de maneira muito diferente.

 

Como as folhas são moídas em pó, você acaba consumindo a folha inteira.

 

Por esse motivo, o matcha pode ter ainda mais benefícios que o chá verde comum. 

 

Apenas certifique-se de não consumir mais de 2 xícaras (474 ml) por dia.

Um suplemento bastante conhecido é o chá Provital. Ele contém diversas substâncias oxidantes que pode melhorar sua saúde e te ajudar a emagrecer.

 

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Até o próximo artigo.