O que é glúten e por que é ruim para algumas pessoas?

Publicado em 07/02/2020
O que é glúten e por que é ruim para algumas pessoas?

O glúten é controverso nos dias de hoje. A maioria das fontes afirma que é seguro para todos, exceto aqueles que têm doença celíaca. Por outro lado, alguns especialistas em saúde acreditam que o glúten é prejudicial para a maioria das pessoas. Segundo uma pesquisa recente, mais de 30% dos brasileiros tentam ativamente evitar comer glúten. Este artigo explica o que é o glúten e como ele pode afetar sua saúde.

O que é glúten

 

O glúten é uma família de proteínas encontradas em grãos como trigo, centeio, espelta e cevada.

 

Dos grãos que contêm glúten, o trigo é de longe o mais consumido.

 

As duas principais proteínas do glúten são a glutenina e a gliadina. A gliadina é responsável pela maioria dos efeitos negativos à saúde.

 

Quando a farinha é misturada com água, as proteínas do glúten formam uma rede pegajosa que possui uma consistência semelhante à cola.

 

Essa propriedade semelhante à cola torna a massa elástica e dá ao pão a capacidade de subir quando assado. Também fornece uma textura mastigável e satisfatória.

 

Curiosamente, o nome glu-ten é derivado dessa propriedade semelhante à cola da massa úmida.

 

Conclusão: O glúten é uma família de proteínas encontradas em grãos como trigo, espelta, centeio e cevada. Gliadina e glutenina são as duas principais proteínas de glúten.

 

Problemas com glúten

 

A maioria das pessoas tolera bem o glúten.

 

No entanto, pode causar problemas para pessoas com certas condições de saúde.

 

Isso inclui doença celíaca, sensibilidade ao glúten, alergia ao trigo e algumas outras doenças.

 

Doença celíaca

A doença celíaca é a forma mais grave de intolerância ao glúten. Afeta cerca de 0,7-1% da população.

 

É um distúrbio auto-imune e envolve o corpo tratando o glúten como um invasor estrangeiro. O sistema imunológico ataca o glúten, bem como o revestimento do intestino.

 

Isso danifica a parede intestinal e pode causar deficiências nutricionais, anemia, problemas digestivos graves e um risco aumentado de muitas doenças.

 

Os sintomas mais comuns da doença celíaca são desconforto digestivo, dano tecidual no intestino delgado, inchaço, diarréia, constipação, dor de cabeça, cansaço, erupções cutâneas, depressão, perda de peso e fezes fétidas.

 

No entanto, algumas pessoas com doença celíaca não apresentam sintomas digestivos, mas podem ter outros sintomas como cansaço ou anemia.

 

Por esse motivo, a doença celíaca pode ser muito difícil de diagnosticar. De fato, até 80% das pessoas com doença celíaca não sabem que a têm.

 

Conclusão: A doença celíaca é um distúrbio auto-imune que faz o corpo atacar o glúten no sistema digestivo. Isso pode causar distúrbios digestivos graves e outros problemas de saúde.

 

Sensibilidade ao glúten não celíaca

Há muitas pessoas que não apresentam resultados positivos para a doença celíaca, mas ainda reagem negativamente ao glúten.

 

Essa condição é chamada de sensibilidade ao glúten não celíaca.

 

Atualmente, não se sabe quantas pessoas têm essa condição, mas estima-se que esteja na faixa de 0,5 a 13%.

 

Os sintomas da sensibilidade ao glúten incluem diarréia, dor de estômago, cansaço, inchaço e depressão.

 

Não existe uma definição clara de sensibilidade não celíaca ao glúten, mas o diagnóstico é feito quando um paciente reage negativamente ao glúten, mas doenças e alergias celíacas foram descartadas.

 

No entanto, alguns especialistas acreditam que isso não é uma condição real. Eles acham que os efeitos adversos são imaginários ou causados ??por outras substâncias além do glúten.

 

Um estudo analisou quase 400 pessoas com intolerância ao glúten auto-diagnosticada e investigou se elas melhoraram com uma dieta sem glúten.

 

Os resultados mostraram que apenas 26 pessoas tinham doença celíaca, enquanto 2 tinham alergia ao trigo. Apenas 27 das 364 pessoas restantes foram diagnosticadas como sensíveis ao glúten.

 

Isso significa que dos 400 que pensavam que eram intolerantes ao glúten, apenas 55 pessoas (14,5%) realmente tiveram um problema com o glúten.

 

Portanto, muitas pessoas que pensam que são intolerantes ao glúten realmente têm outras causas para seus sintomas.

 

Conclusão: Muitas pessoas reagem negativamente ao glúten, mas não têm doença celíaca. Essa condição, conhecida como sensibilidade não celíaca ao glúten, é controversa.

 

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio digestivo comum que causa sintomas como dor abdominal, cólicas, inchaço, gases e diarréia.

 

É uma condição crônica, mas muitas pessoas conseguem controlar seus sintomas com dieta, mudanças no estilo de vida e controle do estresse.

 

Curiosamente, estudos mostraram que alguns indivíduos com SII podem se beneficiar de uma dieta sem glúten.

 

Alergia ao trigo

Para cerca de 1% da população, uma alergia ao trigo pode estar causando problemas digestivos após o consumo de glúten.

 

Além disso, estudos mostraram que uma dieta sem glúten pode beneficiar alguns indivíduos com esquizofrenia, autismo e uma doença chamada ataxia de glúten.

 

Conclusão: O glúten pode ser problemático para pessoas com síndrome do intestino irritável e alergia ao trigo. Pessoas com esquizofrenia, autismo e ataxia de glúten também podem se beneficiar de uma dieta sem glúten.

 

Intolerância à glúten

 

Desconforto digestivo é a indicação mais comum de intolerância ao glúten. Você também pode ter anemia ou problemas para ganhar peso.

 

Para descobrir o que está causando seu desconforto, peça ao seu médico para verificar primeiro a doença celíaca.

 

Existem duas maneiras principais de descobrir se você tem doença celíaca.

 

Exames de sangue: Existem vários exames de sangue que detectam anticorpos. O mais comum é chamado teste tTG-IgA. Se isso for positivo, uma biópsia de tecido é geralmente recomendada para confirmar os resultados.

 

Biópsia do intestino delgado: Um profissional de saúde coleta uma pequena amostra de tecido do intestino delgado, que é analisada quanto aos danos.

 

Se você acha que pode ter doença celíaca, consulte o seu médico antes de tentar uma dieta sem glúten. Isso facilita o diagnóstico correto.

 

Se você não tem doença celíaca, a melhor maneira de descobrir se é sensível ao glúten é seguir uma dieta rigorosa sem glúten por algumas semanas para ver se os sintomas melhoram.

 

Então, você precisará introduzir o glúten novamente em sua dieta e verificar se seus sintomas retornam.

 

Se seus sintomas não melhoram com uma dieta sem glúten e não pioram quando você reintroduz o glúten, o culpado é provavelmente algo além do glúten.

 

Conclusão: se você acha que reage negativamente ao glúten, consulte o seu médico para ver se tem doença celíaca. Se isso for descartado, uma dieta sem glúten pode ajudar a determinar se você é realmente intolerante ao glúten.

 

FODMAPs

Os FODMAPs são carboidratos de cadeia curta encontrados em muitos alimentos, incluindo trigo.

 

Muitas pessoas são incapazes de digerir adequadamente, o que pode causar vários sintomas digestivos.

 

De fato, existem evidências de que muitas pessoas com "sensibilidade ao glúten" são realmente sensíveis aos FODMAPs, não ao glúten.

 

Um estudo de 37 pessoas com sensibilidade ao glúten autorreferida colocou os participantes em uma dieta baixa em FODMAP, o que reduziu os sintomas. Os participantes receberam glúten isolado, o que não afetou seus sintomas digestivos.

 

Isso indica que os FODMAPs podem ser o verdadeiro culpado de muitas pessoas que pensam que reagem negativamente ao glúten.

 

Conclusão: os FODMAPs são carboidratos de cadeia curta encontrados em muitos alimentos, incluindo trigo. Eles podem ser o verdadeiro culpado de muitas pessoas que pensam que reagem negativamente ao glúten.

 

Alimentos ricos em glúten

As fontes mais comuns de glúten na dieta são:

 

Trigo;

Centeio;

Cevada;

Pão;

Massa;

Cereais;

Cerveja;

Bolos, biscoitos e doces;

 

O trigo também é adicionado a todos os tipos de alimentos processados. Se você quiser evitar o glúten, é melhor começar a ler os rótulos dos alimentos.

 

Conclusão: As fontes alimentares mais comuns de glúten são trigo, espelta, centeio, cevada, pão, macarrão, cereais e produtos de panificação.

 

Dieta sem glúten

 

Iniciar uma dieta sem glúten pode ser bastante desafiador para começar.

 

A primeira coisa que você precisa fazer é começar a ler os rótulos de tudo o que você come.

 

Você logo perceberá que o glúten, especialmente o trigo, é adicionado a um número surpreendente de alimentos.

 

Você também deve comer principalmente alimentos integrais e saudáveis, pois a maioria dos alimentos integrais é naturalmente sem glúten. Evite alimentos processados, cereais e grãos que contêm glúten.

 

Grãos sem glúten

Existem alguns grãos e sementes naturalmente sem glúten e disponíveis para compra on-line. Esses incluem:

 

Milho

Arroz

Quinoa

Linho

Sorgo

Tapioca

Trigo sarraceno

Araruta

Amaranto

Aveia

 

No entanto, embora a aveia seja naturalmente sem glúten, ela pode estar contaminada. Portanto, é mais seguro consumir apenas aveia com um rótulo sem glúten.

 

Alimentos sem glúten

Existem muitos alimentos integrais saudáveis, naturalmente sem glúten, incluindo:

 

Carne

Peixe e frutos do mar

Ovos

Lacticínios

Frutas

Legumes

Nozes

Tubérculos

Gorduras, como óleos e manteiga

 

Como regra geral, é melhor escolher alimentos naturalmente sem glúten, em vez de produtos processados sem glúten. Estes tendem a ser pobres em nutrientes e ricos em açúcar adicionado ou em grãos refinados.

 

A maioria das bebidas também é isenta de glúten, exceto a cerveja (a menos que diga que não contém glúten).

 

Vários livros de receitas sem glúten estão disponíveis para compra on-line. Muitos alimentos sem glúten também estão disponíveis online, incluindo pão e lanches.

 

Conclusão: Existem muitos alimentos e grãos naturalmente sem glúten. Tente escolher principalmente alimentos saudáveis e integrais.

 

Quem deve evitar o glúten?

Para a grande maioria das pessoas, evitar o glúten é desnecessário.

 

No entanto, para pessoas com certas condições de saúde, remover o glúten da dieta pode fazer uma enorme diferença.

 

Além disso, a dieta geralmente é inofensiva para tentar. Não há nutrientes nos grãos de glúten que você não possa obter de outros alimentos.

 

Apenas certifique-se de escolher alimentos saudáveis. Um rótulo sem glúten não significa automaticamente que um alimento é saudável.

 

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