Os 7 benefícios das sementes de chia

Publicado em 03/03/2020
Os 7 benefícios das sementes de chia

Essas pequenas sementes são potências nutricionais - e também podem ajudar na perda de peso. As sementes de Chia estão cada vez mais em evidência. Você encontrará essas minúsculas sementes estocadas em supermercados comuns e incorporadas a vários produtos - seja bebidas, barras energéticas ou até mesmo no pão. Provavelmente, porque os benefícios das sementes de chia são numerosos. Aqui estão 7 razões para incorporá-las à sua dieta. Confira.

As sementes de chia são ricas em nutrientes

 

Além de fornecer gordura, proteína vegetal e fibra saudáveis, uma porção de 28 gramas de sementes de chia alcança quase 20% da meta diária de cálcio. 

 

Um nutriente essencial para ossos saudáveis, o cálcio é necessário para o bom funcionamento dos músculos, vasos sanguíneos, nervos, enzimas e hormônios. 

 

O cálcio desempenha um papel importante na coagulação do sangue, pressão arterial e manutenção do ritmo cardíaco normal e da função cerebral.

 

Essa mesma porção de sementes de chia também possui cerca de um terço da meta diária dos minerais magnésio, manganês e fósforo. 

 

O magnésio ajuda a melhorar o humor e o sono, enquanto o manganês desempenha um papel na produção de colágeno e promove a saúde da pele e dos ossos. O fósforo ajuda a formar estruturas celulares e trabalha com cálcio para manter os ossos saudáveis.

 

As sementes de chia também contém quantidades menores de vitaminas do complexo B, potássio e zinco. As vitaminas B ajudam a apoiar a produção de energia. 

 

O potássio ajuda a manter a função cardíaca, pressão arterial saudável e contrações musculares; previne cãibras musculares; e ajuda a manter a massa muscular. 

 

O zinco é necessário para várias funções imunológicas, além de curar e manter o apetite.

 

Sementes de Chia são ricas em fibras

 

Das 12 gramas de carboidrato em uma porção de 28 gramas de sementes de chia, 10 gramas vêm de fibras. Isso representa 40% da meta mínima diária para esse nutriente importante. 

 

Além de apoiar a saúde digestiva, a fibra ajuda a alimentar as bactérias intestinais saudáveis, ligadas à imunidade e ao humor.

 

Essa fibra também protege contra doenças cardíacas, reduzindo o colesterol e os triglicerídeos (gorduras sanguíneas), aumentando o “bom” colesterol HDL, diminuindo a pressão sanguínea e inibindo coágulos sanguíneos.

 

Confira aqui 22 alimentos ricos em fibras.

 

Sementes de Chia estão repletas de gorduras saudáveis

 

Por falar em doenças cardíacas, as sementes de chia são ricas em um tipo de ácido graxo ômega-3 à base de plantas chamado ácido alfa-linolênico, ou ALA, ligado à anti-inflamação e melhor circulação. 

 

Um estudo descobriu que consumir 37 gramas de sementes de chia diariamente reduzia a inflamação em 40%. O efeito anti-inflamatório também ajuda na saúde da pele e desempenha um papel adicional na proteção do coração.

 

Sementes de Chia são carregadas com antioxidantes

Os antioxidantes encontrados nas sementes de chia são conhecidos por se defenderem contra o estresse oxidativo. 

 

Isso é essencialmente um desequilíbrio entre a produção de radicais livres que danificam as células e a capacidade do organismo de combater seus efeitos nocivos. 

 

Essa proteção ajuda a combater o envelhecimento e protege o cérebro, pois o estresse oxidativo é um fator causador de doenças como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

 

Sementes de chia são boas para os ossos

 

Como mencionado anteriormente, essas poderosas sementes contêm vários nutrientes essenciais ligados à saúde óssea, incluindo cálcio, magnésio, fósforo e manganês. 

 

É a combinação desses minerais, além de outros nutrientes e atividade física regular, que protegem a densidade óssea. O teor de cálcio das sementes de chia também as tornam uma boa fonte deste importante mineral para quem deve ou prefere evitar laticínios.

 

Sementes de chia ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue

As sementes de chia ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue após as refeições e a melhorar a sensibilidade à insulina, que pode se traduzir em energia mais constante e sustentada. 

 

Em um estudo que comparou chia a sementes de linhaça, ambos resultaram em níveis mais baixos de açúcar no sangue, mas a chia teve uma maior capacidade de converter glicose em carboidrato de liberação lenta e impactar positivamente a saciedade. 

 

Isso levou à redução do apetite e desejo de comer.

 

Sementes de Chia ajudam no emagrecimento saudável

 

As sementes de chia ajudam na perda de peso de várias maneiras, incluindo o impacto no açúcar no sangue e na saciedade, conforme observado acima, bem como seu efeito anti-inflamatório.

 

Uma das propriedades mais importantes da chia é a textura semelhante a gel que elas produzem quando adicionadas a líquidos, devido à sua capacidade de absorver cerca de doze vezes seu peso em líquidos. 

 

A espessura que isso adiciona as batidas ou sucos demonstrou suprimir a fome mais do que as versões mais finas de bebidas com os mesmos níveis de calorias.

 

Um estudo que forneceu aos voluntários um lanche no meio da manhã com iogurte, com e sem sementes de chia, constatou que a adição das sementes resultou em menor fome, bem como uma diminuição do desejo por alimentos açucarados. 

 

Também os levou a comer menos na hora do almoço.

 

Adicionar chia a um suco natural e outras comidas como pudins, aveia, bolos, trufas de chocolate, tigelas de açaí e smoothies é uma boa ideia para você começar sentir seus benefícios. 

 

Você também pode adicionar as sementes em suas batidas pela manhã, que vai proporcionar sensação de maior satisfação e você se sentirá com mais energia ao longo do dia.

 

Conclusão

As sementes de chia são muitas nutritivas, possuem vitaminas e minerais essenciais para o corpo, garantem uma sensação de saciedade e podem prevenir contra várias doenças.

 

Além disso podem te ajudar a emagrecer e manter o corpo mais saudável

 

Adicione sementes de chia em sua dieta hoje mesmo para sentir todos os seus benefícios.

 

Você pode comprar sementes de chia em qualquer supermercado ou online.

 

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