Tudo o que você precisa saber sobre ansiedade

Publicado em 30/01/2020
Tudo o que você precisa saber sobre ansiedade

A ansiedade é um transtorno que ocorre na maioria das pessoas. Geralmente é muito difícil de conter a ansiedade, principalmente com a rotina que temos hoje em dia. Neste artigo você vai descobrir tudo sobre a ansiedade: Sintomas, Tipos, Causas e como obter ajuda. Confira.

O que é ansiedade?

 

Você está ansioso? Talvez você esteja se sentindo preocupado com um problema no trabalho com seu chefe. 

 

Talvez você tenha borboletas no estômago enquanto aguarda os resultados de um exame médico. Talvez você fique nervoso ao voltar para casa no trânsito na hora do rush, à medida que os carros passam e se entrelaçam entre as faixas.

 

Na vida, todos experimentam ansiedade de tempos em tempos. Isso inclui adultos e crianças. Para a maioria das pessoas, os sentimentos de ansiedade vêm e vão, durando apenas um curto período de tempo. Alguns momentos de ansiedade são mais breves que outros, durando de alguns minutos a alguns dias.

 

Mas para algumas pessoas, esses sentimentos de ansiedade são mais do que apenas preocupações passageiras ou um dia estressante no trabalho. 

 

Sua ansiedade pode não desaparecer por muitas semanas, meses ou anos. Pode piorar com o tempo, às vezes se tornando tão grave que interfere com sua vida diária. 

 

Quando isso acontece, é dito que você tem um distúrbio de ansiedade.

 

Quais são os sintomas da ansiedade?

Embora os sintomas da ansiedade variem de pessoa para pessoa, em geral o corpo reage de maneira muito específica à ansiedade. Quando você se sente ansioso, seu corpo fica em alerta máximo, procurando por possíveis perigos e ativando suas respostas de luta ou fuga. 

 

Como resultado, alguns sintomas comuns de ansiedade incluem:

 

nervosismo, inquietação ou tensão;

sentimentos de perigo, pânico ou pavor;

ritmo cardíaco acelerado;

respiração rápida ou hiperventilação;

sudorese aumentada ou pesada;

tremores ou espasmos musculares;

fraqueza e letargia;

dificuldade em focar ou pensar claramente sobre qualquer coisa que não seja a sua preocupação;

insônia;

problemas digestivos ou gastrointestinais, como gases, prisão de ventre ou diarréia;

um forte desejo de evitar as coisas que desencadeiam sua ansiedade;

obsessões sobre certas idéias, um sinal de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);

realizando certos comportamentos repetidamente;

ansiedade em torno de um evento ou experiência de vida em particular que ocorreu no passado, especialmente indicativo de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT);

 

Ataques de pânico

Um ataque de pânico é um início repentino de medo ou angústia que atinge o pico em minutos e envolve pelo menos quatro dos seguintes sintomas:

 

palpitações;

suando;

tremedeira;

sentir falta de ar ou sufocar;

sensação de asfixia;

dores no peito ou aperto;

náusea ou problemas gastrointestinais;

tonturas, sensação de desmaio;

sentindo calor ou frio;

sensação de dormência ou formigamento (parestesia);

sentir-se desapegado de si mesmo ou da realidade, conhecido como despersonalização e desrealização;

medo de "enlouquecer" ou perder o controle;

medo de morrer;

 

Existem alguns sintomas de ansiedade que podem ocorrer em outras condições que não os transtornos de ansiedade. Este é geralmente o caso de ataques de pânico. Os sintomas de ataques de pânico são semelhantes aos de doenças cardíacas, problemas de tireóide, distúrbios respiratórios e outras doenças.

 

Como resultado, pessoas com transtorno do pânico podem fazer viagens frequentes a pronto-socorros ou consultórios médicos. Eles podem acreditar que estão enfrentando condições de saúde com risco de vida além da ansiedade.

 

Tipos de transtornos de ansiedade

Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo:

 

Agorafobia

As pessoas que têm agorafobia têm medo de certos lugares ou situações que as fazem se sentir presas, impotentes ou envergonhadas. Esses sentimentos levam a ataques de pânico. Pessoas com agorafobia podem tentar evitar esses lugares e situações para evitar ataques de pânico.

 

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Pessoas com TAG experimentam ansiedade constante e se preocupam com atividades ou eventos, mesmo aqueles que são comuns ou rotineiros. A preocupação é maior do que a realidade da situação. A preocupação causa sintomas físicos no corpo, como dores de cabeça, dores de estômago ou problemas para dormir.

 

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

TOC é a experiência contínua de pensamentos e preocupações indesejados ou intrusivos que causam ansiedade. Uma pessoa pode saber que esses pensamentos são triviais, mas tentará aliviar sua ansiedade realizando certos rituais ou comportamentos. Isso pode incluir lavar as mãos, contar ou verificar coisas como se trancaram ou não a casa.

 

Transtorno do pânico

O transtorno do pânico causa crises repentinas e repetidas de ansiedade, medo ou terror severos que atingem o pico em questão de minutos. 

 

Isso é conhecido como ataque de pânico. Aqueles que sofrem um ataque de pânico podem experimentar:

 

sentimentos de perigo iminente;

falta de ar;

dor no peito;

batimentos cardíacos rápidos ou irregulares que parecem vibrar ou bater (palpitações);

 

Os ataques de pânico podem fazer com que alguém se preocupe com a ocorrência novamente ou tente evitar situações nas quais ocorreram anteriormente.

 

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

O TEPT ocorre depois que uma pessoa experimenta um evento traumático, como:

 

guerra;

assalto;

desastre natural;

acidente;

 

Os sintomas incluem dificuldade para relaxar, sonhos perturbadores ou flashbacks de eventos ou situações traumáticas. Pessoas com TEPT também podem evitar coisas relacionadas ao trauma.

 

Mutismo seletivo

Esta é uma incapacidade contínua de uma criança falar em situações ou locais específicos. Por exemplo, uma criança pode se recusar a conversar na escola, mesmo quando pode falar em outras situações ou lugares, como em casa. 

 

O mutismo seletivo pode interferir na vida cotidiana e nas atividades, como escola, trabalho e vida social.

 

Transtorno de ansiedade de separação

Esta é uma condição infantil marcada pela ansiedade quando a criança é separada dos pais ou responsáveis. A ansiedade de separação é uma parte normal do desenvolvimento infantil. 

 

A maioria das crianças supera em torno de 18 meses. No entanto, algumas crianças experimentam versões desse distúrbio que interrompem suas atividades diárias.

 

Fobias específicas

É o medo de um objeto, evento ou situação específica que resulta em ansiedade severa quando você é exposto a essa coisa. É acompanhado por um poderoso desejo de evitá-lo. 

 

Fobias, como aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de pequenos espaços), podem causar ataques de pânico quando expostos ao que você teme.

 

O que causa ansiedade?

Os médicos não entendem completamente o que causa transtornos de ansiedade. Atualmente, acredita-se que certas experiências traumáticas podem desencadear ansiedade em pessoas propensas a isso. 

 

A genética também pode desempenhar um papel na ansiedade. Em alguns casos, a ansiedade pode ser causada por um problema de saúde subjacente e pode ser o primeiro sinal de uma doença física, e não mental.

 

Uma pessoa pode experimentar um ou mais distúrbios de ansiedade ao mesmo tempo. Também pode acompanhar outras condições de saúde mental, como depressão ou transtorno bipolar. 

 

Isto é especialmente verdade no transtorno de ansiedade generalizada, que geralmente acompanha outra ansiedade ou condição mental.

 

Quando consultar um médico

Nem sempre é fácil saber quando a ansiedade é um problema médico sério versus um dia ruim, fazendo com que você se sinta chateado ou preocupado. Sem tratamento, sua ansiedade pode não desaparecer e pode piorar com o tempo. Tratar a ansiedade e outras condições de saúde mental é mais fácil desde o início do que quando os sintomas pioram.

 

Você deve visitar seu médico se:

 

você sente que está se preocupando tanto que interfere com sua vida diária (incluindo higiene, escola ou trabalho e sua vida social);

sua ansiedade, medo ou preocupação é angustiante para você e difícil para você controlar;

você se sente deprimido, está usando álcool ou drogas para lidar ou tem outros problemas de saúde mental além da ansiedade;

você sente que sua ansiedade é causada por um problema de saúde mental subjacente;

você está tendo pensamentos suicidas ou está tendo comportamentos suicidas (se sim, procure assistência médica imediata ligando para o 188);

 

Próximos passos

Se você decidiu que precisa de ajuda com sua ansiedade, o primeiro passo é consultar o seu médico. 

 

Eles podem determinar se sua ansiedade está relacionada a uma condição de saúde física subjacente. Se eles encontrarem uma condição subjacente, poderão fornecer um plano de tratamento apropriado para ajudar a aliviar sua ansiedade.

 

O seu médico o encaminhará a um especialista em saúde mental se eles determinarem que sua ansiedade não é o resultado de qualquer condição de saúde subjacente. 

 

Os especialistas em saúde mental a que você deve se referir incluem um psiquiatra e um psicólogo.

 

Um psiquiatra é um médico licenciado, treinado para diagnosticar e tratar condições de saúde mental, e pode prescrever medicamentos, entre outros tratamentos. Um psicólogo é um profissional de saúde mental que pode diagnosticar e tratar condições de saúde mental apenas com aconselhamento, não com medicamentos.

 

Pergunte ao seu médico os nomes de vários provedores de saúde mental cobertos pelo seu plano de saúde. É importante encontrar um profissional de saúde mental que você goste e confie. Pode levar algumas reuniões para você encontrar a pessoa certa para você.

 

Para ajudar a diagnosticar um distúrbio de ansiedade, seu médico fará uma avaliação psicológica durante sua primeira sessão de terapia. Isso envolve sentar-se individualmente com seu médico. Eles pedirão que você descreva seus pensamentos, comportamentos e sentimentos.

 

Eles também podem comparar seus sintomas com os critérios para transtornos de ansiedade listados no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) para ajudar a chegar a um diagnóstico.

 

Encontrar o profissional de saúde mental certo

Você saberá que seu profissional de saúde mental é o ideal para você se você se sentir à vontade para conversar com ele sobre sua ansiedade. 

 

Você precisará procurar um psiquiatra se for determinado que você precisa de medicação para ajudar a controlar sua ansiedade. Basta que você procure um psicólogo se o seu profissional de saúde mental determinar que sua ansiedade é tratável apenas com a terapia da fala.

 

Lembre-se de que leva tempo para começar a ver os resultados do tratamento da ansiedade. Seja paciente e siga as instruções do seu médico para obter o melhor resultado. 

 

Mas saiba também que, se você se sentir desconfortável com o seu profissional de saúde mental ou não achar que está progredindo o suficiente, sempre poderá procurar tratamento em outro lugar. Peça ao seu médico de cuidados primários que lhe encaminhe para outros prestadores de cuidados de saúde mental na sua área.

 

Tratamentos de ansiedade em casa

Embora tomar medicação e conversar com um terapeuta possa ajudar a tratar a ansiedade, lidar com a ansiedade é uma tarefa diária. Felizmente, existem muitas mudanças simples no estilo de vida que você pode fazer em casa para ajudar a aliviar ainda mais sua ansiedade.

 

Faça exercício. Configurar uma rotina de exercícios para seguir a maioria ou todos os dias da semana pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Se você normalmente é sedentário, comece com apenas algumas atividades e continue adicionando mais ao longo do tempo.

 

Evite álcool e drogas recreativas. O uso de álcool ou drogas pode causar ou aumentar sua ansiedade. Se você tiver problemas para parar, consulte seu médico ou procure um grupo de apoio para obter ajuda.

 

Pare de fumar e reduza ou pare de consumir bebidas com cafeína. A nicotina nos cigarros e bebidas com cafeína, como café, chá e bebidas energéticas, pode piorar a ansiedade.

 

Tente técnicas de relaxamento e gerenciamento de estresse. Tomar meditação, repetir um mantra, praticar técnicas de visualização e praticar ioga podem promover relaxamento e reduzir a ansiedade.

 

Durma o suficiente. A falta de sono pode aumentar sentimentos de inquietação e ansiedade. Se você tiver problemas para dormir, consulte seu médico para obter ajuda.

 

Atenha-se a uma dieta saudável. Coma muitas frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, como frango e peixe.


 

Enfrentamento e Apoio

Lidar com um transtorno de ansiedade pode ser um desafio. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para facilitar:

 

Seja conhecedor. Aprenda o máximo que puder sobre sua condição e quais tratamentos estão disponíveis para que você possa tomar as decisões apropriadas sobre seu tratamento.

 

Ser consistente. Siga o plano de tratamento fornecido pelo seu profissional de saúde mental, tomando a medicação conforme indicado e comparecendo a todas as consultas de terapia. Isso ajudará a manter afastados os sintomas do transtorno de ansiedade.

 

Conheça a si mesmo. Descubra o que desencadeia sua ansiedade e pratique as estratégias de enfrentamento que você criou com seu médico, para que você possa lidar melhor com sua ansiedade quando ela é desencadeada.

 

Anotá-la. Manter um diário de seus sentimentos e experiências pode ajudar seu médico a determinar o plano de tratamento mais adequado para você.

 

Obtenha ajuda. Considere ingressar em um grupo de apoio onde você pode compartilhar suas experiências e ouvir outras pessoas que lidam com transtornos de ansiedade. 

 

Associações como a Aliança Nacional para Doenças Mentais ou a Associação de Ansiedade e Depressão podem ajudá-lo a encontrar um grupo de apoio apropriado perto de você.

 

Gerencie seu tempo de maneira inteligente. Isso pode ajudar a reduzir sua ansiedade e a tirar o máximo proveito do seu tratamento.

 

Ser social. Isolar-se de amigos e familiares pode realmente piorar sua ansiedade. Faça planos com pessoas com quem você gosta de passar um tempo.

 

Agite as coisas. Não deixe sua ansiedade assumir o controle de sua vida. Se você se sentir sobrecarregado, termine seu dia dando um passeio ou fazendo algo que desviará sua mente de suas preocupações ou medos.

 

Compartilhe este artigo com o máximo de pessoas que você puder para ajudá-las a enfrentar esse problema.

 

Até o próximo artigo!